Salvador: Margareth Menezes recebe Luiz Caldas, Ilê e Edu Casanova no Mercado Iaô

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Margareth Menezes recebe Luiz Caldas, Ilê Aiyê e Edu Casanova, no palco principal da Fábrica Cultural.
Margareth Menezes recebe Luiz Caldas, Ilê Aiyê e Edu Casanova, no palco principal da Fábrica Cultural.
Margareth Menezes recebe Luiz Caldas, Ilê Aiyê e Edu Casanova, no palco principal da Fábrica Cultural.
Margareth Menezes recebe Luiz Caldas, Ilê Aiyê e Edu Casanova, no palco principal da Fábrica Cultural.

Margareth Menezes volta a comandar o Mercado Iaô neste domingo, quando recebe Luiz Caldas, Ilê Aiyê e Edu Casanova, no palco principal da Fábrica Cultural. O projeto volta a movimentar a Ribeira, em Salvador das 10 às 20 horas, com artesanato, moda, acessórios, decoração, gastronomia, artes plásticas, música, roda de bate papo, teatro e dança, entre outras manifestações culturais da Bahia. Consolidado como uma das principais atrações do verão de Salvador, o Mercado Iaô já tem confirmado os convidados Daniela Mercury e Olodum (10/02/2019). O encerramento, no dia 17/02, ainda não tem atração definida.

Horário

Os portões serão abertos às 10 horas, com entrada franca até 14 horas. A partir deste horário, o acesso será através pela contribuição social. Não haverá venda antecipada e nem bilheteria, já que o acesso será através do sistema pagou entrou. A arrecadação será revertida para a manutenção da Fábrica Cultural, que abriga o Mercado IAÔ.

Programação cultural

A partir das 10 horas, a programação cultural será intensa em todos as áreas do mercado. A partir das 11:30 horas, o Cortejo Clownnesco, formado por palhaços, vai abrir o evento, percorrendo toda área da Fábrica Cultural. No palco da entrada, no Espaço Gastronômico, estão programados a apresentação da Banda Gourmet (13h), o Papo Culinário com a apresentadora Deisy Anunciação entrevistando Isac Rabelo, curador do mercado, e o chef Jô da Bahia, que vai preparar vatapá (13h30), a banda MPBlack (15h), e a música e dança da Encompanhia de Interesse Popular (16h).

No palco do Galpão das Artes, às 15 horas, acontece o Bate Papo Anistia Internacional, no qual o tema Direitos Humanos & Campanha Escreva Por Direitos será ministrado por Arnaldo Santana e Érica Cardoso, mediado pelo educador Israel Campos. O Galpão das Artes reúne mais de 70 estandes de criadores e artesões baianos, com moda, acessórios, decoração, sex shop e utilitários.

No Espaço Gastronômico, barraquinhas e food trucks espalhados em torno do prédio da fábrica, apresentam a deliciosa comida baiana, nordestina e quitutes populares. Já o Espaço Infantil garante a diversão da garotada com brincadeiras e brinquedos. Na exposição 30 Anos de Carreira de Margareth Menezes, com curadoria de Zuarte Jr, o público poderá conferir um pouco da trajetória da cantora, através de fotos, capas de discos e outros objetos.

Fábrica cultural

Em uma área de uma área de 7.000 m², o Mercado Iaô tem diversão para a família inteira. A partir desta edição, o projeto passa a se instala como espaço multicultural dentro da Fábrica Cultural, ONG presidida por Margareth Menezes. A Fábrica Cultural acaba de ocupar em definitivo a área da antiga Fábrica Nossa Senhora Aparecida, na Ribeira, com a proposta principal de impulsionar negócios e   fomentar a cultura, principalmente na Península de Itapagipe, através do incentivo ao empreendedorismo e do resgate da identidade cultural da Bahia.

“Além de shows, queremos promover cursos de teatro, de técnicos na área cultural e outras formações culturais. O nosso objetivo na Fábrica Cultura não é atender apenas as comunidades da Cidade Baixa, mas de toda Salvador e regiões metropolitanas”, revela Margareth Menezes.

Agenda

O que: Mercado Iaô

Quando: De 20 de janeiro a 17 de fevereiro, das 10 às 14 horas

Onde: Fábrica Cultural

Endereço: Praça General Ozório, nº 33, Ribeira

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112952 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]andebahia.com.br.