Salvador ganha primeira etapa da requalificação da orla Ondina-Rio Vermelho

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vista de trecho da orla Ondina-Rio Vermelho, em Salvador.
Vista de trecho da orla Ondina-Rio Vermelho, em Salvador.
Vista de trecho da orla Ondina-Rio Vermelho, em Salvador.
Vista de trecho da orla Ondina-Rio Vermelho, em Salvador.

Quem passa pela Avenida Oceânica, em Salvador, no trecho entre o restaurante Sukiyaki, no Rio Vermelho, e a Praça Bahia do Sol, em Ondina, já sente um clima diferente de bem-estar, conforto e beleza após a requalificação promovida pela Prefeitura. A entrega da primeira etapa das intervenções ocorreu nesta segunda-feira (25/02/2019), na própria praça, com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e demais autoridades. Em seguida, foi a vez de um outro espaço de convivência e lazer, também em Ondina: a Praça Camaleão, na Avenida Adhemar de Barros.

Integrante do eixo Investe do programa Salvador 360, a intervenção nesse trecho de orla tem investimento total, nas duas etapas, de R$27,5 milhões. A série de melhorias engloba a reforma de quatro praças, ao longo de um quilômetro de extensão; mudanças como alargamento de passeios, ciclovia, implantação de iluminação em LED, deques e guarda-corpos. O projeto urbanístico foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a obra executada pela Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), órgão vinculado à Seinfra.

O prefeito destacou o esforço empenhado pela atual gestão municipal para promover a requalificação da Orla da capital, que hoje oferece uma nova forma de utilização dos espaços públicos às pessoas. “Foi muito esforço para concluirmos essa primeira etapa da requalificação da Orla de Ondina, mas o resultado mostra que valeu a pena todo o trabalho. Temos um dos trechos de Orla mais bonitos de Salvador, uma área muito tradicional da nossa cidade. Hoje as pessoas podem vir curtir a Orla de Salvador. Quem passava por aqui no passado tinha que disputar espaço com ônibus, carro, motocicleta. Agora tem ciclovia, uma calçada extensa, iluminação em LED. Tudo muito bonito e feito com muito capricho para a população de Salvador”, observou.

Moradora da região há 10 anos, a pedagoga Lindomar Campos, 52, conta que há muito a Orla de Ondina esperava por uma obra desse porte. “Esperamos muito tempo por essa requalificação, já que as gestões anteriores nunca fizeram. Mas Neto é um prefeito de garra, de talento, trabalha muito por nossa cidade, está nos dando esse presente maravilhoso, com espaço para ciclista, pedestre, com mobilidade, iluminação muito bonita. Estamos muito gratos e honrados”, afirmou.

Infraestrutura

No local, foram realizadas obras de macro e microdrenagem, recuperados 11.200 metros quadrados de pavimentação e implantados 560m de passeio sobre a areia da praia, meio-fio em granito. A intervenção envolveu ainda a construção de baias de ônibus com piso em concreto e a requalificação das praças das Águas, Bahia Sol, Nossa Senhora de Fátima (ISBA) e do Sukiyaki. Toda a requalificação contou com elementos de acessibilidade, conforme as regras vigentes.

Praças

A Praça das Águas ganhou uma ciclovia, baia de ônibus, deque em madeira plástica e bancos de granito. Os 7.840 m² da Bahia Sol, em frente ao Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), foram completamente adaptada para acesso de pessoas com deficiência, tendo como elementos principais um deque em madeira plástica, arborização, baia de ônibus, quadra esportiva, pavimentação em piso intertravado, gravilhão vermelho e pedras portuguesas, ciclovia, bancos em granito, arquibancada e espaço infantil e de ginástica.

Situada defronte ao Instituto Social Da Bahia (ISBA), a Praça Nossa Senhora de Fátima possui área total de 5,2 mil m² e teve todo o pavimento substituído por piso intertravado, gravilhão vermelho e pedra portuguesa. Foram implantados, ainda, um deque de madeira plástica, elementos de arborização e bancos em granito.

Ainda na Avenida Oceânica, a Praça do Sukiyaki foi totalmente remodelada ao longo de seus 4,5 mil m², ganhando contenção de alvenaria, pavimentação de piso intertravado e gravilhão vermelho, requalificação das áreas verdes, alteração das baias de ônibus, implantação de muretas de concreto, guarda-corpo, ciclovia, parque infantil e bancos em concreto.

Segunda fase

A segunda etapa das obras contempla a requalificação de um trecho medindo 1,2 quilômetro, entre a Praça das Gordinhas e a Praça Orungan, na Rua José Sátiro de Oliveira. Dentre as mudanças está a ampliação do calçadão e a recuperação do canteiro central que separa as avenidas Presidente Vargas e Oceânica, promovendo também melhoria no tráfego.

Esta etapa prevê ainda intervenções da Sukiyaki até a Curva da Paciência, num trecho de 430 metros, incluindo ciclovia, requalificação da calçada, meio-fio em granito e iluminação em LED. As melhorias, conforme anunciou o prefeito, alcançarão ainda a Avenida Adhemar de Barros e a Sabino Silva. As obras começam logo após o Carnaval, e a previsão é de que esta intervenção seja entregue ainda este ano.

Camaleão

Também foi entregue a Praça Camaleão, localizada na Avenida Adhemar de Barros, na presença do presidente do bloco, Aloísio Nery, o cantor Bell Marques. O espaço social com 720,29 m² de área construída e 1.321 m² de área verde projetada possui bancos modulares com tecnologia antivandalismo, rampas de acessibilidade, pavimentação, paisagismo iluminação adequada e comunicação visual. Todos os equipamentos da praça foram produzidos exclusivamente pela própria fábrica da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador da (Desal).

O espaço fica em frente à portaria principal do campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e nas proximidades do Zoológico, em Ondina. O nome da praça é uma homenagem ao Camaleão, um dos principais blocos do Carnaval de Salvador e que tem mais de 40 anos de folia momesca. A publicação foi feita no Diário Oficial do Município, na última quinta-feira (21/02/2019) e a indicação foi fruto de projeto de lei na Câmara de Vereadores.

Vista de trecho da orla Ondina-Rio Vermelho, em Salvador.
Vista de trecho da orla Ondina-Rio Vermelho, em Salvador
Vista de trecho da orla Ondina-Rio Vermelho, em Salvador.
Vista de trecho da orla Ondina-Rio Vermelho, em Salvador.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113789 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]