Reitor da UEFS, Evandro do Nascimento recebe Título de Cidadão Feirense

Título de Cidadão Feirense, entregue pela Câmara Municipal de Feira de Santana ao Reitor da UEFS, Evandro do Nascimento Silva.
Título de Cidadão Feirense, entregue pela Câmara Municipal de Feira de Santana ao Reitor da UEFS, Evandro do Nascimento Silva.

Um produto do êxodo e das migrações. Assim o professor Evandro do Nascimento Silva se definiu, para falar da origem humilde na zona rural do município de Conde, no Estado da Paraíba, de onde saiu aos quatro anos de idade, para viver com os pais na periferia de João Pessoa. Hoje com 48 anos de idade, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) teve a sua trajetória de lutas e vitórias coroada com o Título de Cidadão Feirense, entregue pela Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (20/02/2019).

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Zoologia pela mesma instituição, Evandro do Nascimento guarda na memória a infância feliz, mesmo tendo que trabalhar já aos 13 anos. “Trabalhei em padaria, fui torneiro mecânico, entregador de quentinhas, auxiliar de marcenaria, vendedor de assinaturas de revistas e jornais, e tudo isso me ensinou desde cedo que trabalhar, em qualquer trabalho, é dignificante e enobrecedor”, contou o novo Cidadão Feirense, que vive na cidade há 31 anos.

Evandro do Nascimento, que ingressou por concurso público no quadro docente da UEFS em 1998, citou os espaços que são referenciais urbanos, como o Centro de Abastecimento, o Mercado de Arte Popular, a Praça do Nordestino e a Prefeitura Municipal. “Escolhi viver em Feira de Santana e aprendi a gostar da cidade e da sua gente simples e trabalhadora. Eu só não imaginava que fosse viver esse momento”. Como reitor da UEFS desde 2015, disse que a maior contribuição que tenho dado é a responsabilidade e a resistência para manter a instituição como patrimônio do povo feirense.

A iniciativa da homenagem foi de José Carneiro Rocha, vereador e presidente da Câmara Municipal, que justificou a indicação pelos relevantes serviços prestados pelo professor ao município. Carneiro falou da trajetória acadêmica e do espírito de liderança de Evandro, que também é Doutor em Recursos Naturais e Meio Ambiente pela Universidade de Michigan (EUA). “Essas experiências lhe trouxeram o conhecimento acadêmico e administrativo fundamental para o cargo que ocupa em uma Universidade”, destacou o presidente, ressaltando ainda a sua participação ativa na sociedade feirense.

José Carneiro conduziu a sessão solene, que foi prestigiada por representantes do segmento acadêmico, autoridades, amigos e familiares do homenageado, dentre os quais a esposa Carla Gabriela Cruz Batista. Na Mesa de Honra, Paulo Aquino, secretário municipal de Governo, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho. Presentes no plenário Graça Cordeiro, diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, representando o secretário Antônio Carlos Borges Júnior, e Moacir Costa Cerqueira, representando a Academia Feirense de Letras.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115152 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.