Plano de Desenvolvimento Integrado projeta a Bahia para o ano de 2035

Governo da Bahia anunciou construção, em Salvador, do sistema de transporte público baseado em monotrilho.
Governo da Bahia anunciou construção, em Salvador, do sistema de transporte público baseado em monotrilho.
Governo da Bahia anunciou construção, em Salvador, do sistema de transporte público baseado em monotrilho.
Governo da Bahia planeja ações do Estado até 2035. Investimento em transporte e mobilidade urbana foram definidos.

A Secretaria do Planejamento do Estado  da Bahia (SEPLAN Bahia) está coordenando a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da Bahia, tendo como horizonte o ano de 2035. Para a sua construção, foram realizadas plenárias territoriais, seminários temáticos, reuniões setoriais com entidades parceiras do estado, a exemplo do Sistema S, e também com especialistas de cada um dos cinco eixos temáticos que compõem o documento. A previsão da Seplan é que o PDI Bahia 2035 seja lançado oficialmente neste primeiro trimestre de 2019.

O superintendente de Planejamento Estratégico do Estado da Bahia, Ranieri Muricy Barreto, destaca a abrangência do plano. “O PDI nasce dessa necessidade de integrar todas as políticas públicas do Estado, exatamente porque a conjuntura nos impõe planejar essas políticas para buscar melhorar o nível de execução e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas onde elas vivem. O que significa essa integração? Significa a construção coletiva de uma visão de futuro que expressa o Estado da Bahia desejado em 2035 e, a partir daí, todos os instrumentos de planejamento são trabalhados com o olhar para o PDI, que é o Plano de Desenvolvimento a longo prazo”, destaca.

Ranieri também ressalta que o PDI é um documento norteador e integrador de todas as políticas públicas planejadas para a Bahia. “Nesse sentido, exatamente agora, todas as secretarias de Estado estão realizando seus Planejamentos Estratégicos Organizacionais baseados no Programa de Governo Participativo (PGP), que sagrou-se vencedor nas ultimas eleições, com uma avaliação do Plano Plurianual atual, com  uma avaliação das Escutas que estão sendo realizadas em todos os Territórios de Identidade e isso tudo vai permitir que estas secretarias façam seus planejamentos setoriais com reflexo no PPA 2020-2023”, explica.

O documento está em fase de conclusão e leva em consideração a integração e a transversalidade de políticas públicas das mais diversas áreas de atuação do Estado. Por isso, de acordo com Ranieri, o plano será balizador para a construção dos próximos Planos Plurianuais do Estado e dos planejamentos estratégicos das secretarias de governo, lançando um olhar de futuro para o desenvolvimento econômico e social da Bahia.

Ainda de acordo com o superintendente, o PDI reúne o que foi consenso em todas as atividades realizadas com os mais variados setores da sociedade e do governo, com prioridade para as áreas apontadas como prioritárias, a exemplo da Educação, Saúde, Segurança Pública, Economia, Infraestrutura, Modernização do Estado e sua Gestão. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (CODES) são parceiros na construção do PDI Bahia 2035.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112677 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]