OAB Bahia solicita inclusão da Festa de Iemanjá no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Cena da edição 2019 da Festa de Iemanjá, em Salvador.
Cena da edição 2019 da Festa de Iemanjá, em Salvador.
Cena da edição 2019 da Festa de Iemanjá, em Salvador.
Cena da edição 2019 da Festa de Iemanjá, em Salvador.

O Registro Especial dos Eventos e Celebrações é uma salvaguarda à manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, que passa a ter proteção e incentivo do Estado e da sociedade civil organizada.

A Seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil protocolou um requerimento junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) solicitando a inclusão da Festa de Iemanjá, celebrada no dia 02 de fevereiro de 2019 no bairro do Rio Vermelho, no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações. O registro é uma salvaguarda à manifestação cultural e religiosa afro-brasileira, que passa a ter proteção e incentivo do Estado e da sociedade civil organizada.

No documento encaminhado ao diretor geral do IPAC, João Carlos Cruz de Oliveira, a OAB-BA justifica que o registro é importante para a preservação do patrimônio cultural da cidade de Salvador. “Diante da finalidade institucional da OAB e da necessidade de preservação do patrimônio cultural brasileiro, não pairam dúvidas quanto à sua legitimidade para postular o Registro Especial da Festa de Iemanjá”, diz o requerimento. A prioridade para a concessão de financiamentos públicos e privados é um dos benefícios diretos do tombamento da festa.

A OAB-BA disse ainda no documento que a sua atuação nessa pauta está associada ao seu papel social. “A Ordem é muito mais que uma entidade de classe, pois ao lado da defesa dos interesses restritos aos advogados, está o compromisso da instituição com a defesa da Constituição, dos Direitos Humanos e da Cidadania e, neste contexto, está seu compromisso com a defesa do patrimônio cultural”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113893 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]