Museu Parque do Saber de Feira de Santana apresenta filme ‘Descobertas de Einstein’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Filmes são exibidos no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana.
Filmes são exibidos no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana.
Filmes são exibidos no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana.
Filmes são exibidos no Planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana.

De crianças a idosos, pessoas de todas as faixas etárias, demonstram curiosidade sobre astronomia. E quando se fala em experiências que podem ser aplicadas no dia a dia, as pessoas percebem, através dos filmes no planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana a realidade projetada na cúpula. O lançamento do filme ‘Descobertas de Einstein’, que passa a compor a grade do planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, trouxe para perto dos espectadores toda influência que as ondas gravitacionais exercem sob os planetas.

O filme proporciona uma aventura no espaço, e quem assiste percebe os planetas, estrelas, buraco negro, e até mesmo os sons que ocorrem nas relações que eles exercem no espaço. A obra é uma nova aquisição do Museu Parque do Saber, disponibilizado pela ESO – European Southern Observatory- que viabiliza alguns filmes que são projetados no planetário e traduzidos, também sem custos, pela ABP – Associação Brasileira de Planetários.

O diretor do Museu, Basílio Fernandez, observa que um dos aspectos que motivou a solicitação do novo filme é a procura por parte de estudantes do ensino superior acerca de conteúdos relacionados a ondas gravitacionais. “Já tínhamos uma procura. A partir do ano de 2016, as pessoas perguntavam se não tinha nada sobre ondas gravitacionais e a gente não tinha, ainda. E foi descoberto, recentemente confirmado a reação das interações gravitacionais que existem, e puderam ser constatadas”, informa.

O filme “Descobertas de Einstein” aborda assuntos de física, física quântica, teoria da relatividade, de forma lúdica, a qual pode ser aplicada no dia a dia, para que as pessoas possam entender o que representa as descobertas de ondas gravitacionais, algo que levou 100 anos para ter sua existência constatada.

Basílio afirma que a intenção do filme é apresentar a confirmação da teoria sobre as ondas gravitacionais e a influência delas no espaço. “Já existia uma previsão da teoria, mas não tinha uma constatação, e a partir dos interferômetros, observatórios para as ondas gravitacionais, foram coletadas essas ondas. E foi possível constatar a partir das ondas gravitacionais o que estava acontecendo, através de movimentos que antes poderiam passar despercebidos”, explica. O filme ficará disponível para agendamentos e também sessões públicas aos domingos. O Museu Parque do Saber é um equipamento da Fundação Egberto Costa, autarquia da Prefeitura de Feira de Santana.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123005 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.