Feira de Santana: Vereador Roberto Tourinho aborda saúde, educação e ilegalidades no licenciamento de postos de combustíveis reveladas pelo Jornal Grande Bahia

Roberto Tourinho: reportagens do Jornal Grande Bahia revelam ilegalidades no licenciamento de postos de combustíveis.
Roberto Tourinho: reportagens do Jornal Grande Bahia revelam ilegalidades no licenciamento de postos de combustíveis.

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta segunda-feira (18/02/2019), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Roberto Tourinho (PV) trata de saúde, educação e postos de combustível na cidade de Feira de Santana.

“Quero me solidarizar com a família do senhor Edilberto Lopes, de 51 anos de idade, em plena atividade física, que se dirigiu a uma clínica para fazer um exame de endoscopia e infelizmente, após o exame, sofre um problema médico com efeito colateral e o SAMU o levou para casa. Segundo informações, ele foi deixado em sua residência já sem vida. Este fato precisa ser esclarecido”, relatou Tourinho.

Segundo ele, a Prefeitura resolveu afastar a equipe do SAMU, abriu uma sindicância e o processo será instaurado na Polícia Civil. “Estranhamente o Governo não age da mesma forma quando se desvia R$ 71 milhões de reais da saúde da cidade. A Prefeitura deveria abrir também uma sindicância neste caso. Mas, preferiu o silêncio e não podemos aceitar dois pesos e duas medidas. Fica aqui nossa solidariedade aos familiares e amigos do senhor Edilberto”, disse.

Educação

Ainda no uso da tribuna, o vereador tratou sobre as denúncias em relação às escolas municipais. “Com o passar do tempo, o que estamos vendo é a degradação das escolas municipais. Não se constrói educação apenas se construindo escolas, educação passa por grade de currículo escolar e muito mais. Feira de Santana não atingiu a média anual na avaliação de ensino. Ficou abaixo de inúmeras cidades infinitamente menores. A construção de escolas é apenas uma das etapas necessárias. Não adianta ter escolas bonitas se não ter merenda escolar, ter fachada e muitas vezes o material didático é de péssima qualidade”, observou.

E continuou. “Como falar que a educação de Feira está no caminho correto, se na avaliação do IDEBE tem media abaixo de muitas cidades? Quero hipotecar minha solidariedade às diretoras de escolas municipais. Bastou esta Casa e os meios de comunicação criticarem, que as carteiras escolares chegaram. Então, se não é através de pressão e fiscalização, passa-se em brancas nuvens e as escolas fazendo revezamento de aulas”, avaliou.

Combustível

Tourinho levou ainda ao conhecimento dos presentes na sessão reportagens veiculadas no Jornal Grande Bahia (JGB), que levanta suspeita em relação à construção de postos de combustíveis na cidade.

“A nota aposta postos que foram construídos na cidade sem licença de funcionamento emitida pela secretaria municipal competente. O que nos estamos cobrando do Governo é que se manifeste em relação a essa matéria, que levanta suspeita grave. Se quiserem desqualificar a matéria ou contestar, que liguem para o site ou para quem escreveu, ou que se emita uma nota afirmando que se a que foi publicada é verdadeira ou não. Nosso papel é cobrar, tornar público e pedir uma posição do Poder Público. O que não pode é se calar e fazer ouvido de mercador”, ressaltou.

Em aparte, o 1º vice-presidente da Casa, vereador Alberto Nery (PT) pediu que a Comissão de Obras e Infraestrutura da Casa averigue a denúncias e os fatos, apresentando relatório à Casa. Para finalizar, Tourinho pediu para ser informado do dia da visita da Comissão.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110032 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]