Espetáculo ‘O Santo Inquérito de Dias Gomes’ estreia no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Grupo Os Disponíveis apresenta o espetáculo 'O Santo Inquérito de Dias Gomes’ no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador.
Grupo Os Disponíveis apresenta o espetáculo 'O Santo Inquérito de Dias Gomes’ no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador.
Grupo Os Disponíveis apresenta o espetáculo 'O Santo Inquérito de Dias Gomes’ no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador.
Grupo Os Disponíveis apresenta o espetáculo ‘O Santo Inquérito de Dias Gomes’ no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador.

Viver e crescer com liberdade nos faz esquecermos de como seria a vida sem ela. Escrito pelo dramaturgo Dias Gomes, o espetáculo o Santo Inquérito ganha remontagem pelo grupo Os Disponíveis de Teatro a fim de trazer essa premissa para cena, propondo uma reflexão sobre a necessidade de nos posicionarmos frente às questões da vida. Sua estreia acontece no dia 5 de fevereiro de 2019, às 20 horas, no Teatro Martim Gonçalves. A entrada é gratuita.

O enredo gira em torno da personagem Branca Dias que, ao salvar um padre de afogamento através de respiração boca-a-boca, é inquerida por ele sobre seus posicionamentos e visões de vida. O sacerdote então descobre que ela mantinha práticas libertárias e desafiadoras aos padrões da época, como a não ir à Igreja e a saber ler, mesmo sendo uma mulher. Inconformado com seu jeito puro e livre de ser, ele acaba a denunciando ao Santo Inquérito. A partir de então, a vida da jovem muda completamente, pois ela e seus familiares acabam sendo vigiados, perseguidos e coagidos pela Igreja. Branca sofre todas as punições possíveis pelo simples fato de ser de ser livre e viver de acordo com seus princípios.

Para o diretor Otávio Correia, o espetáculo provoca no espectador a necessidade de se posicionar, seja ao lado da Igreja ou ao lado de Branca. Para ele, apesar de ser uma obra escrita ainda na década de 60, durante a Ditadura Militar, retratando um tempo de outrora, seu texto ainda é muito atual. “O Santo Inquérito é uma obra em que todos os seus personagens fracassam em suas ambições. Desta maneira, evidencia-se que o sistema de poder e coerção, no qual está inserida a trama, não funciona e que causa apenas danos. A partir disso, podemos fazer diversos paralelos a outros momentos da história, inclusive com a contemporaneidade”, afirma. A montagem é sua peça de formatura no curso de Direção Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O espetáculo permanece em cartaz entre os dias 5 e 10 de fevereiro, sempre às 20 horas, exceto no domingo quando a apresentação começa às 19 horas.

Os Disponíveis de Teatro – Grupo formado por artistas e produtores da Faculdade de Teatro da UFBA, responsáveis pela montagem dos espetáculos infantis “Pinno, ou Fannie” e “Jack, a do mal. Ou não”, esse último rendeu a atriz Bárbara Laís a indicação ao Prêmio Braskem de Teatro 2019 na categoria Revelação. Em sua trajetória, “Os Disponíveis” buscam trabalhar com textos que provoquem a investigação e descoberta do eu, enquanto força transformadora do mundo.

O autor – Alfredo de Freitas Dias Gomes nasceu em 1922, em Salvador (BA), e é considerado um dos mais prestigiados dramaturgos do país. Em seu currículo possui peças reconhecidas internacionalmente, como O Pagador de Promessas (1960) e O Santo Inquérito (1966). Na televisão é responsável por grandes sucessos, como as telenovelas O Espigão (1974), Saramandaia (1976) e as séries Carga Pesada (1979) e Decadência (1995). Ele foi casado com a escritora Janete Clair e faleceu em 1999, em São Paulo, por conta de um acidente automobilístico.

Elenco

Bira Freitas – Padre Bernardo

Hamilton Lima – Visitador

Leandro Santolli – Notário

Alice Gramacho – Branca

Fabiane Leal – Branca

Maria Elissan – Branca

Carla Lucena – Branca

Mila Lapa – Branca

Gesner Braga – Simão Dias

Victor Sampaio – Augusto

Barbara Lais – Deus / Guarda

Sidnaldo Lopes – Mephisto / Guarda

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.