Distrito quilombola de Aramari vai receber 15 unidades habitacionais

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vista panorâmica de parte do Distrito Quilombola Olhos D'Água, em Aramari.
Vista panorâmica de parte do Distrito Quilombola Olhos D'Água, em Aramari.
Distrito quilombola Olhos D'Água, em Aramari.
Vista panorâmica de parte do Distrito Quilombola Olhos D’Água, em Aramari.

A expectativa é grande no distrito quilombola Olhos D’Água, em Aramari, no Território Rural Litoral Norte e Agreste Baiano. Nesta quinta-feira (21/02/2019), o governador Rui Costa autorizou a assinatura da ordem de serviço para a construção de 15 unidades habitacionais na localidade.

A ação, com investimento de R$690 mil, será executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vincula à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a iniciativa busca melhorar as condições de moradia de famílias que historicamente tiveram dificuldades e, por isso, esse resgate tem sido importante: “O governo estadual está investindo nas habitações das comunidades quilombolas para que elas possam desenvolver um conjunto de atividades produtivas e melhorar a renda e a qualidade de vida.  As pessoas terão mais dignidade e moradias dignas, para que possam depois avançar em outros campos para melhorar a produção e a segurança alimentar da família”.

Na comunidade, há casas de taipas que serão substituídas por casas de dois quartos, sala, banheiro e cozinha, com metragem total de 44,78 metros quadrados. Além disso, possui solução de água por meio de cisterna de consumo e energia elétrica.

O agricultor Jurandir Jesus dos Santos é um dos beneficiados. Ele mora em uma casa de taipa, junto com 16 pessoas, sendo a esposa, Maria da Paz Jesus,13 filhos e dois netos. “A gente vive da roça e ganhar essa casa é muito bom, inclusive porque vem uma cisterna junto. Temos dificuldades de água. Estamos muito felizes”, celebrou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113789 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]