Deputado Nelson Leal diz que VLT do Subúrbio vai revolucionar sistema de mobilidade urbana de Salvador; Presidente do Legislativo acompanha governador Rui Costa na assinatura do contrato

Deputado Nelson Leal e Governado Rui Costa participam da assinatura do contrato do VLT de Salvador.
Deputado Nelson Leal e Governado Rui Costa participam da assinatura do contrato do VLT de Salvador.
Deputado Nelson Leal e Governado Rui Costa participam da assinatura do contrato do VLT de Salvador.
Deputado Nelson Leal e Governado Rui Costa participam da assinatura do contrato do VLT de Salvador.

Acompanhando o governador Rui Costa, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, participou hoje (13/02/2019), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo, da assinatura do contrato, no valor de R$ 1,5 bilhão, para implantação do Sistema de Veículo Leve de Transporte (VLT) entre o Comércio, em Salvador, e a Ilha de São João, em Simões Filho, cuja obra começa em 180 dias. “Não tenho dúvida em afirmar: com este VLT, o governador Rui Costa vai estabelecer uma verdadeira revolução na mobilidade urbana de Salvador. O Metrô já é um dos maiores do país em extensão, com 33km, e o novo modal do Subúrbio vai garantir mais conforto para cerca de 600 mil pessoas”, exaltou o chefe do Legislativo baiano.

Engenheiro Civil, Leal também gostou das palavras do governador acerca da revitalização da Orla do Subúrbio Ferroviário. “A implantação do VLT irá descortinar a orla da Baía de Todos os Santos naquele pedaço lindíssimo de Salvador, justamente ainda preservado por causa da linha do trem. Será um grande parque de lazer e que poderá contribuir para revitalizar um lugar muito bonito, mas hoje degradado. Os portugueses construíram a cidade em torno da Baía, mas nós, os ‘inteligentes’, preferimos a Orla Atlântica, com toda a sua salinidade e maresia”, disse o presidente da ALBA.

Nelson Leal destacou também a capacidade do Governo do Estado em lançar grandes obras como a do VLT, ao mesmo tempo em que mantém em dia os compromissos financeiros e os salários dos servidores. “Na semana passada, secretários de Fazenda de Minas, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Pará, Alagoas e Mato Grosso do Sul apelaram ao presidente do STF para cortar pessoal e encargos, enquanto o governador Rui Costa não para de trabalhar, lança grandes obras e constrói a Bahia do futuro, incluindo uma parceria promissora com a China”, elogiou.

Monotrilho

O VLT será um modal metropolitano, do tipo monotrilho elevado, que substituirá o atual sistema de trens que faz a linha Estação da Calçada-Paripe, ampliada até a Ilha de São João, em Simões Filho, beneficiando cerca de 600 mil moradores da região. Serão 20km de extensão, 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários/dia. Ele será do tipo, movido à propulsão elétrica, não poluente, e integrado ao sistema de Metrô de Salvador – através de uma ligação pela San Martin ou pela Via Expressa. O consórcio vencedor que irá tocar a obra, por meio da modalidade de Parceria Público-Privada, será a Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen, da China.

Sobre Carlos Augusto 9707 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).