

Neste mês de fevereiro, em alusão ao Dia Nacional da Mamografia, 5 de fevereiro de 2019, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), em Feira de Santana intensificou a marcação deste tipo de exame para a comunidade a fim de sensibilizar as mulheres, acima de 35 anos, para a importância de realizá-lo visando a detecção precoce do câncer de mama.
O agendamento é rápido e pode ser feito pela comunidade semanalmente na própria unidade de saúde, das 8 às 17 horas.
Após triagem, as pacientes são encaminhadas ao Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI), localizado na avenida Maria Quitéria, n. 2460, onde serão submetidos à mamografia.
‘Quando ocorre qualquer alteração no resultado do exame da paciente diagnosticado no CMDI, a mesma é direcionada para atendimento imediato por uma mastologista no CMPC”, explica Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS).
O câncer de mama é a principal causa mundial de morte pela doença na população feminina, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos.
Cerca de 1,4 milhão de casos novos dessa neoplasia são esperados anualmente em todo o mundo, o que representa 23% de todos os tipos de câncer. No Brasil, são estimados mais de 50 mil novos casos por ano.