ALBA: Deputado Nelson Leal congratula Afoxé Filhos de Gandhy pelos 70 anos de fundação

Nelson Souza Leal.
Nelson Leal: no ritmo do ijexá e no toque do agogô, o Afoxé Filhos de Gandhy segue estendendo o seu tapete branco e escrevendo a sua bonita história na maior festa popular do mundo.
Cena do desfile do Afoxé Filhos de Gandhy, durante Carnaval 2017 de Salvador.
Cena do desfile do Afoxé Filhos de Gandhy, durante Carnaval 2017 de Salvador.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), felicitou o Afoxé Filhos de Gandhy pela passagem de seus 70 anos de fundado, através de moção de congratulações, entregue à Secretaria Geral da Mesa, na tarde desta segunda-feira (25/02/2019).

O chefe do Legislativo estadual destacou o caráter de resistência da entidade carnavalesca, lembrando a sua intenção inicial de levar para o Carnaval de Salvador a proposta de combate à intolerância religiosa e o conceito do culto ao candomblé como orientação religiosa.

Na peça legislativa, o parlamentar ressalta ainda a tentativa de seus fundadores de fortalecimento da cultura da paz, ao buscar celebrar na origem do bloco a figura do líder da revolução pacifista indiana, Mahatma Gandhy, inclusive com o uso das vestes características daquele país asiático.

O pepista historiou o nascimento do afoxé, criado pelos trabalhadores do Cais do Porto de Salvador, em 18 de fevereiro de 1949. Ele observa também o espírito de resistência, a partir de um movimento de combate ao arrocho salarial à categoria dos estivadores, pela política econômica implantada pelo governo federal no pós-guerra.

“No ritmo do ijexá e no toque do agogô, o Afoxé Filhos de Gandhy segue estendendo o seu tapete branco e escrevendo a sua bonita história na maior festa popular do mundo, com um espírito cada vez mais plural e democrático, passado de pai para filho, e levando a cultura da paz para além-mar”, escreveu o presidente da Alba.

Nelson Leal disse ainda que “o maior e mais bonito afoxé do Carnaval da primeira capital brasileira” também se notabiliza por, a cada ano, atrair personalidade de proa da cultura baiana e internacional para as suas fileiras, citando “os saudosos Dorival Caymmi e Jorge Amado, além do ilustre baiano Gilberto, que segue desfilando no bloco desde os sete anos”.

No Palacete das Artes, no bairro da Graça, encontra-se aberta exposição de fotografias do afoxé, gratuita, sob a lente do fotógrafo Christian Cravo, com visitação pública até o dia 31 de março. Já o Metrô de Salvador também oferece mesma exposição, até o dia 8 de março, nas Estações de Pirajá, Imbuí e Aeroporto.

O Filhos de Gandhy, no Carnaval deste ano, estende o seu tapete branco no domingo (03) e terça-feira (05) no Circuito Osmar Macêdo (Avenida Sete); e na segunda-feira (04/02/2019), no Circuito Barra-Ondina.

Nelson Souza Leal.
Nelson Leal: no ritmo do ijexá e no toque do agogô, o Afoxé Filhos de Gandhy segue estendendo o seu tapete branco e escrevendo a sua bonita história na maior festa popular do mundo.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114919 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.