Projeto Vila Verão 2019 apresenta a peça ‘Titus: uma reverberação da obra de Shakespeare’; O espetáculo é encenado no Teatro Vila Velha, em Salvador

Cena do espetáculo ‘Titus: uma reverberação da obra de Shakespeare’.
Cena do espetáculo ‘Titus: uma reverberação da obra de Shakespeare’.
Cena do espetáculo ‘Titus: uma reverberação da obra de Shakespeare’.
Cena do espetáculo ‘Titus: uma reverberação da obra de Shakespeare’.

Inspirada na obra ‘Tito Andrônico’, o espetáculo ‘Titus: uma reverberação da obra de Shakespeare’ integra a programação Vila Verão 2019, no Teatro Vila Velha. Dirigida por Marcus Lobo e com uma dramaturgia escrita coletivamente pelo diretor e atores, esta reverberação busca mostrar as similaridades e a atualidade desta tragédia shakespeareana: jogos de poder, armações, golpes, violência, corrupções e vingança.

A tragédia apresenta uma Roma em decadência, que acaba de perder seu Imperador, Cesár. Os dois filhos herdeiros ao trono duelam pelo poder. Práticas abusivas de corrupção são colocadas em cena e o senado decide eleger um novo governante de forma indireta, contrariando a constituição.

As campanhas seguem e o senado chama Tito Andrônico, general do exército que acaba de voltar de uma guerra contra os godos, para governar o Estado. Conservador, Tito não aceita a decisão e toma diversas atitudes que mudarão completamente o rumo da vida de todas as personagens. Uma grande guerra de vinganças é instaurada em terras romanas e, por consequência disso, jorra muito sangue.

A reverberação, uma iniciativa da REVERBE – Território Cênico em parceria com o Coletivo COATO, traz para cena o arquétipo de seis personagens Aarão, Tito, Tamora, Lúcio, Saturnino e Lavínia. Nessas personagens, a obra imprime todas as violências presenciadas pelo povo de Roma.

O Cinema Trash, que estourou na década de 1980 no Brasil, é a poética utilizada para rasurar realidade e ficção, as desgraças, questionar as mortes, causas e consequências.

O elenco é composto por Breno Fernandes, Genário Neto (indicado ao Prêmio Braskem de Teatro, também por sua atuação nessa peça), Mari Gavim, Natielly Santos e Victor Fernandes.

Misturando composições militares e arranjos musicais contemporâneos – música eletrônica, rap, pagode – o espetáculo conta com direção musical de Cassius Cardozo, e a Preparação Corporal de Érico José. Já o figurino ganha um desenho mais moderno pelas mãos de Guilherme Hunder. O cenário e iluminação são concebidos por Marcus Lobo.

Agenda

O que: Espetáculo ‘Titus Uma reverberação da obra de Shakespeare’

Quando: 31 de janeiro, às 20 horas

Onde: Teatro Vila Velha

Endereço: Avenida Sete de Setembro, s/n – Passeio Público

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141336 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.