Shows de Àttoxxá, Viola de Doze e Bankoma estão entre os destaques na programação do Largo do Pelourinho, em Salvador

Grupo Attoxxa apresenta show no Largo Tereza Batista.
Grupo Attoxxa apresenta show no Largo Tereza Batista.
Grupo Attoxxa apresenta show no Largo Tereza Batista.
Grupo Attoxxa apresenta show no Largo Tereza Batista.

A programação semanal dos largos do Pelourinho, em Salvador continua com diversas atrações musicais. Os ensaios de verão são destaques com shows de Viola de Doze, Samba Trator, Bankoma e outras atrações como o ensaio do Muzenza e o baile do grupo Àttoxxá. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

A agenda da semana começa nesta sexta-feira (18/01/2019) com o show ‘As Xarás’ que reúne no palco duas cantoras baianas de gerações diferentes Márcia Short e Márcia Castro que celebram a voz da mulher através da música produzida na Bahia ao longo das gerações. O show acontece no Largo Pedro Archanjo, às 20 horas.

 Já o grupo Viola de Doze realiza seu ensaio de verão às 20 horas, no Largo Quincas Berro D’Água. A festa começa com show de abertura de Ruy Rosa Samba, além de contar com a participação de Tonho Matéria e Lucas Di Fiori.

A programação do sábado (19) começa bem cedo, às 9 horas, no Largo Tereza Batista com o ensaio do grupo Tambores no Pelô no projeto “O Pelô que Toca e Dança”, que incentiva e promove a arte musical a jovens do Pelourinho. A apresentação é aberta ao público.

Na tarde do sábado acontece o “Show Solidário” que reúne diversos artistas como Aloísio Menezes, Tonho Matéria, grupos de samba e pagode em uma festa de solidariedade em prol da Sociedade Monte Pio dos Artistas. O evento acontece das 15 às 23 horas, no Largo Quincas Berro D’Água.

Já durante a noite, o ‘mete dança’ está garantido com mais uma edição do show ‘Ta Batenu’, sob comando do grupo ÀTTOXXÀ. A festa agita o público a partir das 21 horas, no Largo Tereza Batista.

Comemorando 30 anos de carreira, a cantora Graça Onasilê apresenta o show “Canto para Yabás”, que traz no repertório canções que reverenciam as divindades africanas e femininas do candomblé, alem de canções que marcaram a sua trajetória e passagens em diversos blocos afro. O show é às 20 horas, no Largo Pedro Archanjo. A entrada é 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Instituto Luiza Mahin.

No domingo (20) o Bloco Alvorada promove o evento “Diversidade Cultural do Samba”, que reúne os grupos Na Média, Partido Popular e Bambeia, além das participações de Aloísio Menezes, Roberto Mendes, Valdelio França e Arnaldo do Samba de Cozinha. O público pode contar também com uma Feira de Empreendedores Negros. O evento acontece no Largo Tereza Batista, das 16 às 23 horas.

O samba segue também no evento “Domingo do 10”, sob comando da banda Samba Trator em ritmos de ensaio de verão, e traz nesta edição convidados como o cantor Narcizinho e a banda Samba Jaké. A festa é no Largo Pedro Archanjo, às 16 horas.

Na segunda-feira (21) o Cortejo Afro realiza mais um ensaio de verão, às 21 horas, no Largo Quincas Berro D’Água.

O cantor e compositor Gerônimo Santana apresenta na terça (22) mais uma edição do show “O pagador de promessa”, a partir das 20 horas, no Largo Pedro Archanjo. Outro evento desta terça é o Samba Xibikada, que anima o público no Largo Quincas Berro D’Água, em show aberto ao público.

Na quarta-feira (23), o Bloco Afro Muzenza promove mais um ensaio de verão, realizando um baile afro com a participação de diversos convidados. O show acontece no Largo Tereza Batista. Já no Largo Quincas Berro D’Água tem o evento ‘Esquente+’ com o DJ Raiz e DJ Fábio Lima, às 20 horas.

Também às 20 horas, o grupo Barca da Folia se apresenta, reunindo vários elementos da música de matriz africana da Bahia, Jamaica, de Angola, Cuba e música pop. O show é às 20 horas no Largo Pedro Archanjo, aberto ao público.

O Festival Universitário Baiano de Arte e Cultura (FUBA) reúne na quinta-feira (24), no Largo Tereza Batista, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura em um encontro preparatório para disseminar e popularizar o debate da formação sóciocultural a partir de debates e mostras artísticas, também em preparação a 11ª Bienal da UNE que acontece em fevereiro. O FUBA acontece das 10h às 22h, no Largo Tereza Batista, aberto ao público.

A noite de quinta fica por conta do cantor Marlus Viana e Banda, às 19h, no Largo Quincas Berro D’Água. Às 20 horas é a vez do Bankoma realizar o 11º Encontro Mauanda, o bloco afro traz da comunidade de Portão, Lauro de Freitas, os seus preparativos para o carnaval 2019. A apresentação no Largo Pedro Archanjo começa às 20 horas, aberto ao público.

Confira a programação

As Xarás

Márcia Short e Márcia Castro

Largo Pedro Archanjo

Quando: 18 de janeiro, às 20 horas

Ensaio de Verão – Viola de doze

Quando: 18 de janeiro, às 20 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

O Pelô que Toca e Dança

Quando: 19 de janeiro, às 9 horas

Onde: Largo Tereza Batista

Monte Pio dos Artistas

Quando: 19 de janeiro, das 15 às 23 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

ÀTTOXXÀ – ‘Ta Batenu’

Quando: 19 de janeiro, às 21 horas

Onde: Largo Tereza Batista

Graça Onassilê

‘Canto para as Yabás’

Quando: 19 de janeiro, às 20 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Bloco Alvorada

Diversidade Cultural do Samba

Quando: 20 de janeiro, às 14 horas

Onde: Largo Tereza Batista

‘Domingo do 10’

Samba Trator

Quando: 20 de janeiro, às 16 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Samba Estrela Principal

Quando: 20 de janeiro, às 17 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Ensaio do Cortejo Afro

Quando: 21 de janeiro, às 21 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Gerônimo Santana

Quando: 22 de janeiro, às 20 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Samba Xibikada

Quando: 22 de janeiro, às 20 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Ensaio de Verão Bloco Afro Muzenza

Quando: 23 de janeiro, às 20 horas

Onde: Largo Tereza Batista

Esquente +

Quando: 23 de janeiro, às 20 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Festival Universitário Baiano de Arte e Cultura – FUBA

Quando: 24 de janeiro, das 10 às 22 horas

Onde: Largo Tereza Batista

Marlus Viana e Banda

Quando: 24 de janeiro, às 19 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Mauanda

Ensaio do Bloco Afro Bankoma

Quando: 24 de janeiro, às 20 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108293 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]