Salvador: Projeto ‘Segundas do Chorinho recebe show de Ricardo Marques Quarteto com o show ‘Samba Chorando Jazz’

Cartaz anuncia Projeto Segundas do Chorinho Ano 7.
Cartaz anuncia Projeto Segundas do Chorinho Ano 7.
Cartaz anuncia Projeto Segundas do Chorinho Ano 7.
Cartaz anuncia Projeto Segundas do Chorinho Ano 7.

Fechando a programação do mês, no dia 28 de janeiro de 2019, o Projeto ‘Segundas do Chorinho – ano 7’ apresenta Ricardo Marques Quarteto com o show ‘Samba Chorando Jazz’, formado pelos músicos Ricardo Marques (bandolim, guitarra baiana e voz), Horácio Reis (violão), Gel Barbosa (acordeon) e Cláudio Badega (percuteria), onde os amantes do choro tem a oportunidade de assistir ao trabalho desses grandes instrumentistas, que interpretam clássicos do samba-choro, do frevo do baião e da MPB, além do tango, fado e outras latinidades. O Projeto tem ao final de cada noite o formato de roda de choro, recebendo músicos que sobem espontaneamente ao palco.

O Segundas do Chorinho tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, às 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho. Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O Show, alicerçando-se na matriz do choro como trampolim para um sentido de universalidade em outras sonoridades e estilos musicais, passando pelo samba, frevo, bossa-nova e música nordestina, assim como o tango, o fado e o passo-double, tudo com uma boa dose de influência jazzística, reflete a experiência musical desenvolvida na carreira dos instrumentistas do Quarteto.

Ricardo Marques

Guitarrista, bandolinista, compositor, professor, começou sua carreira tocando guitarra baiana em bandas de trio elétrico e acompanhando cantores na noite. Em 30 anos de estrada já colaborou com Vânia Abreu, Daniela Mercury, Elza Soares, Jussara Silveira, Os Ingênuos, Grupo Mandaia, Fred Dantase os italianos Ana Flora, Lea Costa e Vicenzo Palermo, dentre outros. Cursou Licenciatura em Música (UFBA 2001) e Pós-Graduação Docência do Ensino Superior (ABEC – CAYRU 2006). Residiu na Itália (1990-94), onde aprimorou estudos de guitarra, trabalhou como músico, professor e divulgador cultural da associação Fala Brasil – Palermo. Recebeu vários prêmios, sendo: TROFÉU DODO&OSMAR 2015 – por sua atuação com a Guitarra Baiana desde 1985. Vencedor do V Festival de Música EducadoraFM, melhor música instrumental com o samba-choro “Caminho de Casa”; entre outros. Atualmente, Ricardo desenvolve projetos de educação musical para jovens e adultos; leciona violão e guitarra e dirige inúmero shows e CDs.

Agenda

O que: Projeto ‘Segundas do Chorinho – ano 7’

Quando: sempre às segundas-feiras, às 20 horas

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho

Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 – Rio Vermelho

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]