Salvador: Grupo Patuscada abre a programação 2019 das ‘Segundas do Chorinho’

Cartaz anuncia apresentação do grupo Patuscada na edição 2019 das 'Segundas do Chorinho'.

Cartaz anuncia apresentação do grupo Patuscada na edição 2019 das ‘Segundas do Chorinho’.

Dando início a programação de Ano Novo, no dia 7 de janeiro de 2019, o Projeto ‘Segundas do Chorinho – ano 7’ convida o renomado Grupo Patuscada, que tem como integrantes a flautista Elisa Goritzky, o violonista sete cordas Rocho, o cavaquinista Dudu Reis e o pandeirista Sebastian Notini. O Projeto aproveita para convidar os amigos chorões a participar desta primeira roda de choro na Varanda do Sesi Rio Vermelho, em Salvador, onde juntos apresentem o melhor do chorinho e da música popular brasileira.

O Segundas do Chorinho tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, às 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho. Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB

Surgido em meados do século XIX a partir do encontro de danças europeias com manifestações culturais existentes no Brasil daquela época, o Choro se consolida como gênero musical no começo do século XX, é, assim, um dos gêneros instrumentais brasileiros mais antigos, e ainda em franco desenvolvimento.

Novos compositores de Choro surgem em todo o País, criam-se escolas e clubes de Choro em toda a parte, e um número cada vez mais significativo de grupos jovens marca presença no cenário musical do País, cuja exuberância nos leva a crer ainda em evolução ampla e renovada deste gênero tão representativo da Cultura Brasileira.

Formado por músicos experientes, que já atuam no cenário do choro há muitos anos, o Patuscada surgiu em meados do ano de 2015 em Salvador. No mesmo ano o Patuscada foi contemplado com o Edital Arte em Toda Parte, da Fundação Gregório de Mattos, se apresentando em 2016 em coretos da cidade de Salvador e também teve o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), para promover workshops e apresentações em Feira de Santana e em Serrinha. Em 2016 ficou entre os 10 finalistas do concurso Samsung E-Festival, na categoria “música instrumental”, com a música “Apanhou? Então chore” do cavaquinista Dudu Reis, integrante do grupo.

Cada um dos componentes traz experiências tanto de âmbito nacional como internacional, o que permite uma troca grande de informações e ideias musicais, que têm contribuído para a inspiração de novos elementos em seus arranjos e interpretações. A presente proposta do Patuscada é apresentar choros em arranjos diferenciados, com influências de ritmos variados, dando uma abordagem contemporânea a este tão importante gênero musical instrumental brasileiro.

Em maio de 2018, o grupo gravou seu primeiro CD, todo com músicas autorais, realizando nos meses seguintes uma turnê na Alemanha, onde teve a oportunidade de lançar o disco, tendo tocado no International Musik Festival Sommerprossen Rottweil, dentre outros locais.

Agenda

O que: Projeto ‘Segundas do Chorinho – ano 7’

Quando: sempre às segundas-feiras de 2019, a partir das 20 horas

Onde: Varanda do Sesi Rio Vermelho, em Salvador

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]