Festa do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia começa com novena; Confira programação 2019; Evento é sediado em Salvador

Convite da edição 2019 da Festa de Nosso Senhor do Bonfim da Bahia. Evento faz parte do calendário festivo e religioso da Bahia.Convite da edição 2019 da Festa de Nosso Senhor do Bonfim da Bahia. Evento faz parte do calendário festivo e religioso da Bahia.
Convite da Festa de Nosso Senhor do Bonfim, realizada em Salvador.

Convite da edição 2019 da Festa de Nosso Senhor do Bonfim da Bahia. Evento faz parte do calendário festivo e religioso da Bahia.

A Festa de Nosso Senhor do Bonfim, realizada em Salvador, tem início nesta quinta-feira (10/01/2019) com Novena, a partir das 19 horas. A abertura contará com Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em frente à Basílica Santuário, dando início à programação da Festa do Bonfim 2019. Segue até 20 de janeiro.

História

A primeira Festa da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim data de 1754, quando a imagem do Nosso Senhor do Bonfim foi conduzida da Igreja da Penha (Ribeira), à Colina Sagrada.

Tradição mantida há mais de dois séculos, a Lavagem do Bonfim é marcada pela forte presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. Devotos do Senhor Bom Jesus do Bonfim e Oxalá se reúnem para festejar, prestar homenagens e pagar promessas no cortejo em direção à Colina Sagrada. Além do contexto religioso, a Lavagem do Bonfim também é caracterizada pela grande festa que acompanha e circunda o trajeto de fé.

Segundo relatos históricos, a lavagem começou em 1773, quando os integrantes da “irmandade dos devotos leigos” obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim.

A “lavagem” do templo religioso acontecia três dias antes da festa, numa quinta-feira. A chegada até à Colina Sagrada era marcada por muita dança durante o cortejo, o que provocou a proibição da lavagem da igreja, em 1889, pelo arcebispo da Bahia Dom Luís Antônio dos Santos.

Confira a programação

Quinta-feira (10/01/2019)

Novena – 1º Subtema, às 19 horas

Sexta-feira (11/01)

Novena – 2º Subtema, às 19 horas

Sábado (12/01)

Concentração dos Membros do Apostolado da Oração encerrando com missa 17 horas.

Novena – 3º Subtema, às 19 horas

Domingo (13/01)

Missa Solene do Santíssimo Sacramento, presidida por Dom Estevão dos Santos Filho, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese de São Salvador, às 7:30 horas.

Novena – 4º Subtema, às 19 horas

Segunda-feira (14/01)

Concentração dos enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15 horas presidida por Dom Estevão dos Santos Filho, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese de São Salvador.

Novena – 5º Subtema, às 19 horas

Terça-feira (15/01)

Concentração dos Ministros Extraordinário da comunhão eucarística de toda a Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento concluindo com missa, às 17 horas.

Novena – 6º Subtema, às 19 horas

Quarta-feira (16/01)

Novena – 7º Subtema, às 19 horas

Quinta-feira (17/01)

Tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

6ª Caminhada, às 8 horas – Lavagem de Corpo e Alma, da Conceição da Praia à Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Sexta-feira (18/01)

Novena – 8º Subtema, às 19 horas

Sábado (19/01)

Novena – 9º Subtema, às 19 horas

Domingo (20/01)

Dia da Festa do Senhor do Bonfim

Alvorada, às 5 horas

Missa Solene, às 7:30 horas presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo Metropolitano da nossa Arquidiocese. No final da missa, o Arcebispo Metropolitano dará a benção Apostólica, com Indulgência Plenária.

Baixe

Programação da edição 2019 da Festa do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]