Reggae, samba, axé e blocos afro movimentam a semana no Pelourinho, em Salvador

Cantor Edson Gomes apresenta show no Largo Quincas Berro d’Água.Cantor Edson Gomes apresenta show no Largo Quincas Berro d’Água.


Cantor Edson Gomes apresenta show no Largo Quincas Berro d’Água.

Cantor Edson Gomes apresenta show no Largo Quincas Berro d’Água.

A agenda da semana no Pelourinho, em Salvador segue com uma diversidade de shows e ensaios de verão, trazendo blocos afro como Cortejo Afro, Olodum e Muzenza, e nomes consagrados como Edson Gomes, Nelson Rufino, Jau e Gerônimo. A programação é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

 A agenda da semana começa nesta sexta-feira (25/01/2019) com o evento ‘Sexta do 10’, sob comando da banda Samba Trator, e traz como convidados o cantor Jean Oliver, Pagode da Choca e CBX Samba Club. A festa começa às 20 horas, no Largo Pedro Archanjo.

Ainda em clima de samba, outro evento da noite é o show do grupo Viola de Doze, às 20h, no Largo Quincas Berro D’Água. O show conta com a participação da cantora Sarajane e show de abertura da Banda Catadinho do Samba. Também às 20 horas, no Largo Tereza Batista acontece o “Fest Negões – Festival de Arte e Cultura”, evento realizado pelo Bloco Afro Os Negões que realiza diversas atividades e shows.

A programação do sábado (26) começa pela manhã com o projeto “O Pelô que toca e dança”, que realiza mais uma edição dos ensaios da Banda Tambores do Pelô. O evento é aberto ao público das 9h às 12h, no Largo Tereza Batista. Outros dois eventos gratuitos garantem a animação da noite de sábado. O primeiro deles fica por conta do grupo Xinelo de Couro que leva o samba às 20h, no Largo Tereza Batista. Também às 20h no Largo Pedro Archanjo, tem o show “Batucada Brasilady” no comando da cantora Amanda Santiago, em clima de carnaval a artista convida ao público a comparecer ao show com mascaras da folia.

Ainda na noite do sábado, os amantes do reggae vão curtir o show de um dos principais nomes do gênero. Edson Gomes relembra grandes sucessos no Largo Quincas Berro d’Água, com a Banda Cão de Raça, às 20 horas.

No domingo (27) o bloco Olodum realiza mais uma edição dos ensaios de verão em preparação às comemorações de 40 anos do bloco no carnaval 2019, o evento é às 14 horas no Largo Tereza Batista. Já as 16 horas no Largo Pedro Archanjo o cantor e compositor Pierre Onassis comanda mais uma edição do “Samba Reggae na veia” com a participação de diversos artistas, o show de abertura é da Banda Cheguei Brasil.

Também às 16 horas, no Largo Quincas Berro D’Água, acontece o show “Nelson Rufino convida o Samba da Bahia”. Nesta edição o sambista convida ao palco artistas como Jau, Aloísio Menezes, Tonho Matéria, Bambeia e convidados.

O Cortejo Afro segue seu tradicional ensaio nesta segunda-feira (28). O bloco se apresenta às 20 horas no Largo Quincas Berro D’Água.

Na terça-feira (29) acontece o tradicional show “O pagador de promessa” sob comando de Gerônimo Santana & Banda Mont Serrat, nesta edição Gerônimo recebe no palco as participações de Peu Meurray, Ricardo Castro e o Cortejo Afro. O show é no Largo Pedro Archanjo. Também nesta terça quem volta à agenda da semana é o Olodum, que se apresenta às 20h, no Largo Tereza Batista.

Já no Largo Quincas Berro D’Água, às 20 horas acontece o evento “Viva o Samba Duro da Bahia” que reúne os shows de Nonato Sanskey e o Sambão Mucum’g, Grupo Nosso Rítimo e a Banda RV que faz a abertura do evento, além da participação do Samba Trator, Samba Negro Lindo e outros convidados.

Na quarta-feira (30) tem Baile Afro do Bloco Muzenza do Reggae, que a cada edição divide o palco com diversos convidados. O show começa às 20 horas no Largo Tereza Batista. Já no Largo Pedro Archanjo acontece a 11º Encontro Mauanda, com ensaio do bloco Afro Bankoma, às 20 horas, evento aberto ao público.

Conferências, apresentações de trabalhos científicos, workshops acontecem na quinta-feira (31) com a terceira edição do Digitalia, congresso, festival e observatório internacional de música e cultura digital, que traz como tema “Da Tropicália à Digitalia: a Cultura no Brasildisruptivo”.  O evento conta com lançamento do novo disco da banda Versu2 intitulado “A trama dos Tambores”. O Digitalia é aberto ao público, às 20 horas no Largo Pedro Archanjo.

Também nesta quinta-feira (31) às 20h no Largo Quincas Berro D’Água o Bloco Afro Malê Debalê realiza a 40º edição da “Noite do Negro e Negra Malê”, no evento o bloco elege um rei e uma rainha para o carnaval 2019, o show da noite fica por conta da Banda Malê e das participações de Saulo e Daniela Mercury. No Largo Tereza Batista o cantor e compositor Jau realiza mais um ensaio de verão, nesta edição o artista convida Edson Gomes e a Banda Adão Negro, o show começa às 20 horas.

Confira a programação

 Segunda-feira (28/01)

Ensaio do Cortejo Afro, às 20 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Terça-feira (29/01)

Gerônimo Santana, às 20 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Terça do Olodum, às 20 horas

Onde: Largo Tereza Batista

Viva o Samba Duro da Bahia, às 20 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

 Quarta-feira (30/01)

Ensaio de Verão Bloco Afro Muzenza, às 20 horas

Onde: Largo Tereza Batista

Ensaio do Bloco Afro Bankoma, às 20 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quinta-feira (31/01)

Jau no Pelô, às 20 horas

Onde Largo Tereza Batista

Malê + 40 – Ensaio do Malê Debalê, às 20 horas

Onde: Largo Quincas Berro D’Água

Festival DIGITÁLIA, às 20 horas

Onde: Largo Pedro Archanjo

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]