Processo seletivo para Guarda Mirim de Feira de Santana registrou baixa abstenção

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Pouco mais de 10% dos 763 candidatos inscritos no processo seletivo para a Guarda Mirim de Feira de Santana não apareceram para fazer a prova.
Pouco mais de 10% dos 763 candidatos inscritos no processo seletivo para a Guarda Mirim de Feira de Santana não apareceram para fazer a prova.
Pouco mais de 10% dos 763 candidatos inscritos no processo seletivo para a Guarda Mirim de Feira de Santana não apareceram para fazer a prova.

Pouco mais de 10% dos 763 candidatos inscritos no processo seletivo para a Guarda Mirim de Feira de Santana não apareceram para fazer a prova, aplicada na manhã deste domingo (20/01/2019), no Instituto de Educação Gastão Guimarães. A abstenção foi considerada na margem do esperado pela organização da seleção e a aplicação das provas foi tranquila.

O gabarito, segundo Carlos Almeida, coordenador da Seleta Concursos, que aplicou as provas, deverá ser divulgado até quarta-feira, 23. E o resultado deverá ser publicado ainda na próxima semana. “A redação, por motivos óbvios, demora um pouco mais do que a parte (objetiva) que é corrigida eletronicamente”.

A parte escrita

Matemática, português e história de Feira de Santana, mais redação, corresponde à primeira parte do processo. A segunda é a avaliação social. A Secretaria de Prevenção à Violência abriu 200 vagas à guarda mirim. As aulas da Escola da Guarda Mirim, no Jardim Acácia, serão iniciadas no dia 20 de fevereiro.

O prefeito Colbert Filho, que esteve no IEGG, disse que a formação da Guarda Mirim é um avanço, principalmente na formação pessoal, escolar e intelectual dos adolescentes. “Todos os aprovados passarão a frequentar a escola em tempo integral. E esta frequência à escola é muito bom para a formação de todos eles”.

Formação de cidadãos

O titular da SEPREV, Pablo Roberto, afirmou que a escola tem como objetivo a formação de cidadãos conhecedores dos seus direitos e dos seus deveres. Os aprovados são aspirantes. Se formarão Guardas Mirins depois de um curso de quatro meses.

“Esta é uma porta de oportunidade que o município está oferecendo aos seus adolescentes para que se formem homens responsáveis”, disse o secretário. “Depois de formados guardas mirins, poderão ser aproveitados em instituições públicas e privadas”. Neste caso passam a ter direito à bolsa.

Esteve presente durante a aplicação da prova o secretário interino da SEPREV, Pedro Américo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112944 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]