Pelourinho Dia e Noite volta a agitar Centro Histórico de Salvador

Roda do Viradão do Samba no Circuito Jorge Amado.
Roda do Viradão do Samba no Circuito Jorge Amado.
Roda do Viradão do Samba no Circuito Jorge Amado.
Roda do Viradão do Samba no Circuito Jorge Amado.

O Pelourinho Dia e Noite foi um sucesso durante o mês de dezembro. As atrações que agitaram a vida do Centro Histórico de Salvador voltam a partir desta sexta-feira (04/01/2019) e prosseguem até o final de fevereiro.

Na programação, o espetáculo de teatro musical de Rua Circuito Jorge Amado, as rodas do Viradão do Samba, os concertos das orquestras do Popelô nas igrejas e no Cruzeiro do São Francisco, os grupos de percussão formados por jovens do Pelourinho, apresentações especiais de capoeira e shows intimistas na Cruz do Paschoal. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico. São mais de 500 profissionais nas ações realizadas. A expectativa de público durante os três meses de projeto é de 40 mil pessoas.

Popelô

As apresentações do Popelô serão realizadas na Catedral Basílica, em igrejas do Centro Histórico e no Cruzeiro do São Francisco, em forma de concertos, além de também promover ensaios abertos, ambos semanais. Sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, participam das ações a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal); sob regência do próprio Ângelo Rafael, a Sanbone Pagode Orquestra, do maestro Hugo Sanbone; e a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas. As ações acontecerão sempre aos sábados, a partir das 17 horas.

Circuito Jorge Amado

O espetáculo de teatro musical de rua “Circuito Jorge Amado” volta a transformar as ruas do Pelourinho, o Cruzeiro do São Francisco e o Terreiro de Jesus em palcos onde os personagens mais notáveis de Jorge Amado ganham vida, criam cenas e fazem a plateia se emocionar. Tudo isso em meio a um verdadeiro carnaval promovido pelo cortejo de amigos que arrastam pelas ruas o caixão de Quincas Berro D’Água.

Com direção de Edvard Passos, o “Circuito Jorge Amado” tem consultoria artística de Eliana Pedroso, trilha sonora de Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia, grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança do projeto Axé. A saída do espetáculo, com o “Velório de Quincas Berro D’Água”, será realizado no Largo do Pelourinho, às sextas, às 19 horas. A chegada é no ‘Cabaré da Zazá’, montado na Cantina da Lua.

Capoeira Sou Eu

A ação vai ocupar as ruas do Pelourinho, promover rodas de capoeira, prestigiando esse segmento atuante no Centro Histórico, ao mesmo tempo oferecendo novos parâmetros de produção. A ação acontecerá em dias ainda a serem definidos.

República dos Tambores

Esta é uma ação de caráter artístico e social, e volta a marcar presença com o circuito itinerante de grupos de percussão, tocando no Largo do Pelourinho, no Cruzeiro do São Francisco, no Terreiro de Jesus e nas ruas e ladeiras do Centro Histórico. Esta edição vai contar com o Projeto Axé, além dos grupos Tambores e Cores, Swing do Pelô e Meninos da Rocinha do Pelô. A República dos Tambores passa pelas ruas do Pelô com o Projeto Axé, sempre às quintas-feiras, às 17 horas; e sextas-feiras, com os Meninos da Rocinha, também às 17 horas. Aos sábados e domingos, acontecem as apresentações de Tambores e Cores e Swing do Pelô, respectivamente, a partir de 12:30 horas.

Viradão do Samba

As rodas de samba deste projeto irão promover em três pontos diferentes – Praça da Sé, Rua das Laranjeiras e Largo do Pelourinho –, encontros onde o samba é o rei absoluto. O viradão acontece sempre às terças, às 20 horas. Os grupos Jota Zô, Samba de Verdade e Bambeia garantem a festa.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.