Peça paulista ‘Riso Nervoso’ entra em cartaz na Caixa Cultural Salvador

Cena do espetáculo 'Riso Nervoso – As Olívias em 5 histórias neuróticas'.
Cena do espetáculo 'Riso Nervoso – As Olívias em 5 histórias neuróticas'.
Cena do espetáculo 'Riso Nervoso – As Olívias em 5 histórias neuróticas'.
Cena do espetáculo ‘Riso Nervoso – As Olívias em 5 histórias neuróticas’.

A Caixa Cultural Salvador apresenta em janeiro, nos dias (18/01/2019), às 20 horas, 19, às 18 horas e 20:30 e 20, às 19 horas o espetáculo ‘Riso Nervoso’ do grupo As Olívias, de S&atilde ;o Paulo.

‘Riso Nervoso’ é um espetáculo sobre as coisas que nos tiram do sério no dia a dia: nossa relação com a burocracia e as instituições; nossa necessidade de reclamar de tudo; a competitividade e a comparação constante com os outros ao nosso redor; a pressão para sermos conectados, atualizados, termos filhos, estarmos dentro de padrões de beleza e de comportamento.

No palco, Izabela Pimentel, Lívia Camargo, Renata Augusto, Sheila Friedhofer e Victor Bittow dão vida a mais de 50 personagens, em cinco histórias em que figuras comuns são levadas a situações patéticas e absurdas por conta de suas neuroses:

Sheila Friedhofer é uma mulher em crise com o fato de absolutamente tudo dar certo em sua vida; Renata Augusto se vê às voltas com um bizarro curso de treinamento para se adequar ao senso comum; Izabela Pimentel vive um dilema em relação à maternidade quando ganha um presente literalmente de grego em seu aniversário; Victor Bittow vive um homem atormentado pela comparação constante com um amigo de infância bem sucedido; por fim, Lívia Camargo é uma mulher avessa à tecnologia que, isolada no mundo real, quer saber o que todos fazem de tão interessante nas redes sociais e acaba viciada.

“Riso Nervoso” é uma comédia que apresenta uma nova faceta do grupo As Olívias, conhecidas pelo humor rápido dos esquetes, e que agora se aventuram em uma dramaturgia mais elaborada, sem perder o olhar nonsense sobre o cotidiano que se tornou uma das marcas do seu trabalho.

Para essa empreitada, o grupo convidou a autora e diretora Michelle Ferreira, indicada ao Prêmio Shell de melhor autora em 2013 (por Os Adultos estão na Sala) e um dos destaques da nova dramaturgia paulistana.

O GRUPO – As Olívias são um grupo que se dedica à comédia, transformando em humor seu jeito inusitado de ver o mundo.A estreia aconteceu em 2005, com o espetáculo “As Olívias Palitam”, em São Paulo, que trouxe à cena o humor afiado das mulheres, em um universo, em geral, dominado pelos homens. Desde então, já foram vistas por milhares de espectadores, em diversas cida des, além de terem participado dos principais festivais de humor do país.

A Caixa investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da Caixa Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

A Caixa Cultural Salvador foi inaugurada em 1999 e se situa em prédio datado do século XVII. O espaço já abrigou diversas organizações, como a Casa de Orações dos Jesuítas, e nele já trabalharam personalidades como Glauber Rocha, Caetano Veloso e Lina Bo Bardi. Após ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurada pela CAIXA, a Casa hoje oferece ao público duas galerias de arte, um anfiteatro, um salão para espetáculos, uma sala para eventos e uma sala de oficinas.

Agenda

O que: Riso Nervoso – As Olívias em 5 histórias neuróticas

Quando: de 18 a 20 de janeiro, às 20 horas

Onde: Caixa Cultural Salvador

Endereço: R. Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]