Oferta de voos extras no verão fortalece a indústria do Turismo na Bahia

Turistas em visita ao Centro Histórico de Salvador.Turistas em visita ao Centro Histórico de Salvador.


Turistas em visita ao Centro Histórico de Salvador.

Turistas em visita ao Centro Histórico de Salvador.

Salvador registra este ano a chegada de 1.774 voos extras durante a temporada de verão, o que representa crescimento de 12% sobre a oferta registrada no ano anterior, de acordo com os dados da Vinci Airports, concessionária que administra o terminal aeroportuário. A ampliação das frequências pelas companhias aéreas visa a atender à grande demanda de turistas brasileiros e estrangeiros.

Na capital baiana, os visitantes demonstram especial interesse pelo Centro Histórico, praias e paisagens da orla. Eles estão em busca também de atividades culturais de música e dança, por exemplo, e aproveitam para saborear a exclusiva gastronomia baiana. O resultado dessa intensa movimentação é relevante para a indústria do turismo. São 53 segmentos produtivos (atividade direta, indireta e induzida) que ganham com o verão, como os bares, restaurantes, serviços de transporte, eventos e comunicação, dentre outros.

Na rede hoteleira, a expectativa é de ocupação média ao longo de janeiro em torno de 90% a 93%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA). “O dinamismo desse setor contribui para a chegada de novas unidades hoteleiras”, afirma o secretário do Turismo da Bahia, José Alves.

Entre as novidades, o aporte de R$ 85 milhões feito pela Prima Empreendimentos, no Hotel Fasano Salvador. Primeira unidade da rede Fasano no Nordeste, o hotel é de alto padrão e foi inaugurado no dia 08 de dezembro, contribuindo para revitalizar e valorizar o Centro Histórico.

O Fasano Salvador gera 320 novas vagas e bons resultados em sua fase inicial. O hotel registra alta ocupação durante toda a temporada, operando em quase 100% (nos andares que estão prontos; alguns quartos ainda passam por minucioso trabalho de restauro). Localizado na Praça Castro Alves, o Fasano funciona no edifício que abrigou a primeira sede do jornal A Tarde, hoje tombado como Patrimônio Histórico da cidade.

Recém-inaugurado, o Riviera Premium Hotel é um dos mais novos hotéis da cidade. Situado na Praia de Amaralina, o empreendimento é responsável pela geração de 22 empregos diretos, informa a gerente Cláudia Mota. “Estamos começando bem. A média da ocupação prevista para janeiro é de 78%”, disse. “Significa dizer que a nossa oferta de praticidade – aliada aos conceitos de qualidade e conforto – foi muito bem recebida por baianos e turistas”.

Polo Turístico

Berço da arte e da cultura brasileira, mundialmente conhecida, a capital baiana é o principal polo turístico do Estado. Uma das principais atrações – o Pelourinho – guarda o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina, o que atrai diariamente grande número de visitantes.

Entre os destaques dos roteiros está uma das mais importantes construções sacras do Brasil Colonial, a Catedral Basílica de Salvador, totalmente restaurada.  Foram investidos mais de R$17,8 milhões por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nas estreitas ruas do Pelourinho, é fácil encontrar visitantes vindos da própria Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, muitos dos quais usuários do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), mantido pela Bahiatursa/Setur. Grande parte dos turistas estrangeiros é de argentinos, franceses, italianos, chilenos e alemães. No SAT, eles dispõem de informações turísticas sobre a capital baiana e demais regiões do Estado.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]