

O projeto ‘Festa na fé – Terrêro de arribação’ contemplado pelo Edital Setorial de Teatro (SecultBa/2016), refere-se a montagem e circulação do novo espetáculo de repertório do Grupo Olaria “Festa na fé”
Sinopse
Uma trupe de brincantes chega em cortejo. Encenam a cultura popular em histórias fantásticas inspiradas na sabedoria dos nossos povos ancestrais.
Festa na fé, traz, em seu repertório, histórias fantásticas (Presentes de Oxum; Auto do resgate; Loba Lua; O grande pássaro) inspiradas na cultura nordestina e em suas raízes africanas, ibéricas e indígenas. Em cada apresentação, escolhemos uma história e uma brincadeira popular (coco, ciranda, jongo, maracatu, terno de reis) para partilhar com o público, de modo que nenhuma apresentação é igual a outra.
O espetáculo foi concebido para ser apresentado na rua e em espaços abertos e é indicado para todos os públicos, sem restrição de idade.
O “Olaria – Grupo de Artes Integradas Performativas e de Pesquisa” foi fundado em 2010 pelo professor Roberto de Abreu. Atualmente, é um coletivo artístico profissional, com sede em Vitória da Conquista – Ba, e que tem em sua composição artistas da cena das mais diferentes formações/atuações, como no teatro, dança, performance, música e artes visuais. O Olaria se debruça no estudo do corpo sensível, um corpo presente, disponível para o jogo cênico e utiliza em seus processos de criação a “Dramaturgia da Sala de Ensaio”, uma metodologia desenvolvida pelo dramaturgo Roberto de Abreu e que propõe as seguintes etapas de criação: levantamento de referências, levantamento de material cênico, seleção de material cênico, trabalho dramatúrgico e ajustes de cenas.
Circulação Chapada Diamantina de 8 a 16 de fevereiro de 2019
Vale do Capão: 08/02 na comunidade Lagoa dos Patos, 9 de fevereiro no Coreto da Vila
Lençóis: 12 de fevereiro na Praça do Tomba, 13 de fevereiro na Praça do Nequinha
Ibicoara: 15 de fevereiro no Espaço Cultural praça Tancredo Neves, Centro, 16 de fevereiro no Circo Redondo