Festival Liga Salvador forma primeira turma do ‘Mestre Projetista’

Primeira turma do 'Mestre Projetista'.

Primeira turma do ‘Mestre Projetista’.

O Festival Liga Salvador celebra a conclusão da primeira turma de alunos do projeto Mestre Projetista, uma jornada de aprendizagem em Desenvolvimento Colaborativo de Projetos Sustentáveis voltada para empreendedores da Economia Criativa, que contou com apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), via edital Setorial de Economia Criativa. A programação acontece no dia 31 de janeiro, das 15 às 20:30 horas, na Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris).

No Mestre Projetista, os “aprendizes” enfrentaram o desafio de desenvolver projetos de negócios sustentáveis, ou seja, negócios economicamente viáveis, socialmente justos, ambientalmente corretos e que valorizam aspectos da cultura local.

No Festival Liga Salvador, o público vai conhecer esses negócios criativos, suas diferentes linguagens, e vivenciar experiências artístico-culturais únicas. O festival será realizado com layout arquipélago: um sistema de ilhas interligadas por um cortejo dramatúrgico, um roteiro cênico com a participação do público, que será apresentado a cada um dos projetos integrantes do curso. Ao longo do evento, atrações musicais vão entreter o público com intervenções diversas. Simultaneamente, serão rodadas oficinas de contação de história infantis, produção audiovisual e artesanato sustentável.

O Mestre Projetista é um curso semipresencial em Desenvolvimento Colaborativo de Projetos Sustentáveis, lastreado em uma plataforma digital interativa e ramificada, que integra videoaulas, ferramentas colaborativas de planejamento e gestão de projetos, e assessoria online e presencial. A duração da jornada de aprendizagem é de quatro meses.

Serão realizadas as oficinas de Joghety, com Pocket show e criação livre e coletiva de canções em tempo real com a plateia. A programação também conta com a Revivart, oficina de artesanato que utiliza resíduos hospitalares livres de contaminação e leva o participante a uma experiência única que mescla criatividade, educação e arte.

Já a oficina Tapete Mágico vai trabalhar a contação de uma história fantástica, que leva as crianças para uma viagem ao Mundo do Magos por meio das palavras, imagens, música e improvisação. Por último, a oficina de produções fotográficas com celular e introdução à linguagem cinematográfica, dividida em parte teórica, parte prática, edição e finalização junto aos participantes.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.

Confira a programação

Cortejo de máscaras de 15 às 15:30 horas

Abertura e apresentação dos projetos de 15:30 às 16 horas

Pocket show – Joghety de 16 às 17 horas

Primeira rodada de oficinas de 17 às 17:45 horas

Revivart: Criação e artesanato, reaproveitamento de SMS

Tapete Mágico: Um Voo pelo mundo das histórias

Audiovisual: Oficina de fotografia com celular

Atração musical de 17 às 17:45 horas

Segunda rodada de oficinas de 18 às 18:45 horas

Pocket Show – Joghety de 18 às 19 horas

Terceira rodada de oficinas de 19 às 19:45 horas

Atração musical de 19 às 19:45 horas

Encerramento com diplomação dos novos Mestres de 20 às 20:30 horas

Agenda

O que: Mestre Projetista

Quando: 31 de janeiro, das 15 às 20:30 horas

Onde: biblioteca pública do estado

Endereço: Rua. Gen. Labatut, 27/Barris, Salvador

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]