Festival de música urbana mobiliza Centro Cultural de Alagoinhas

Fachada do Centro Cultural de Alagoinhas.
Fachada do Centro Cultural de Alagoinhas.

O Centro Cultural de Alagoinhas, um dos 17 equipamentos culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) por meio da DEC, vai ser palco do Festival “Resistência 01 – Artistas contra o fascismo”. O evento, que vai reunir diversas linguagens artísticas, com destaque para a poesia e a música, acontece no próximo dia (19/01/2019) (sábado), a partir das 20 h, no Anfiteatro. A entrada é gratuita e classificação etária é de 14 anos.

A série de shows musicais ao vivo terá apresentações das bandas Sangue Real, Aborígenes , Los 3 Borrachos e do MC Léo.  De acordo com Anderson Martins, vocalista da Banda Aborígenes, que surgiu “como alternativa de lazer para uma juventude que não suportava mais o bombardeio de músicas da moda nos finais de semana”, o repertório do show vai estar cheio de canções autorais, Rock clássico e Punk Rock. Ele destaca no set list as autorais “Esperança Profunda”, “Humor ultrapassado” e “absurdos” e, também, músicas como “Televisão” dos Titãs, “Brand new cadillac” do  The Clash e “Sima cachambó” do Camisa de Venus.

Já o MC Leo, promete um repertório com letras fortes evidenciando a luta contra a desigualdade social e pelos direitos trabalhistas. Segundo o vocalista da recém formada Los 3 Borrachos, Daniel Barbosa, “o público pode esperar muito blues, blues rock, rockabilly e punk rock”.

Com mais de 10 anos de estrada, a Banda Sangue Real vai fazer um repertório todo autoral, “inspirado na realidade que milhares de pessoas que (sobre) vivem nas periferias e favelas do Brasil”. Dentre as canções um destaque para “A paz em forma de guerra”, “Não valeu a pena” e “Combater o opressor”.

O evento também vai contar com a intervenção artística de poetas locais como Bruna Meyer e Caliel Alves.  Professora de História e atriz do Grupo Cultural Quilombo Andante, a poetisa Bruna Meyer, que descobriu a poesia aos 8 anos de idade, está preparando uma performance especial para o Resistência 01.   Já Caliel Alves, que lançou mais de dez livros de contos poesias e romances, vai trazer em sua performance poética “uma crítica à conjuntura política e econômica e ao perigo de fascitização  (sic) da nossa sociedade”.

O “Resistência 01 – artistas contra o fascismo” está sendo realizado pelo músico e produtor Gian di Credico e foi contemplado através da Convocatória Ocupe Seu Espaço na linha de ação Dinamização Estratégica.

#OcupeSeuEspaço

A campanha #OcupeSeuEspaço” chama atenção para uma vasta e diversa programação nos espaços culturais durante o mês de abril. O mote da campanha é inspirado no Programa de Dinamização de Espaços Culturais – Ocupe Seu Espaço, um conjunto de ações e projetos encabeçados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) / SecultBA, a fim de promover o uso democrático dos Centros de Cultura / Espaços Culturais, tanto do ponto de vista do público, como da ocupação da pauta.

Espaços Culturais da SecultBA

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109707 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]