Feira de Santana: Distrito de Tiquaruçu está sendo preparado para edição 2019 da Festa de Reisado

Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana realiza pintura da praça e limpeza do Distrito de Tiquaruçu.
Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana realiza pintura da praça e limpeza do Distrito de Tiquaruçu.
Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana realiza pintura da praça e limpeza do Distrito de Tiquaruçu.
Secretaria de Serviços Públicos de Feira de Santana realiza pintura da praça e limpeza do Distrito de Tiquaruçu.

O Distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana está sendo cuidadosamente preparado para mais uma edição do seu secular reisado, uma das mais antigas manifestações culturais do interior baiano. A festa vai acontecer no sábado e no domingo 5 e 6 de janeiro de 2018, Dia de Reis.

Prepostos da Secretaria de Serviços Públicos fazem a pintura da praça, bem como realizam a sua limpeza geral. Máquinas e equipamentos estão sendo usados na recuperação da estrada – o serviço está sendo acompanhado pelo administrador Ivanilson Fernandes.

E a arquitetura de Tiquaruçu, também chamado de São Vicente, sua antiga denominação, ainda preserva casas de paredes coloridas de adobe, com portadas feitas de madeira bruta, com fachada com porta e duas janelas. Muitas deram lugar a construções modernas.

Comerciante participa da festa há mais de 80 anos

Seu João Pinheiro, comerciante de 90 anos, disse se sentir alegre por participar dos festejos. “Antes, a festa acontecia nas casas, mas cresceu muito e teve que ser realizada nas ruas”. Já são mais de 80 anos participando dos festejos.

Diz que antes, “era uma festinha e que hoje foi transformada numa festona”. Outro ponto evidenciado pelo comerciante – placa no alto da venda indica 1934 (reforma, afirma), é a reunião das famílias. “Quem é daqui e mora fora vem para o Reisado”.

Ele lembra que cantou em muitas edições do reisado – que sabe quantas vezes já aconteceu. “Seguia com o grupo cantando ‘Ô de casa, ô de fora’ e a festa acontecia o dia inteiro, para alegria de todos nós”. Diz que não dança mais. ‘A idade não permite’.

Sete atrações animarão as noites do distrito

Quem for ao Distrito de Tiquaqurçu neste final de semana, além do tradicional Reisado, vai assistir sete shows – quatro no sábado e três no domingo. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer divulgou as atrações que animarão as noites do distrito.

São nomes conhecidos do cenário musical local e nacional, uma mistura de ritmos que certamente vai agradar ao público, que tradicionalmente lota a área onde o palco é montado – ao lado do mercado e bem próximo à Igreja de São Roque.

No sábado, se apresentarão no palco montado ao lado do mercado distrital e da Igreja de São Vicente, Lágrimas do Sol, o cantor e compositor Magary Lord, o menino prodígio PH (Paulo Henrique) e o cantor Mairi Monte Alegre.

No domingo, a festa começa cedo, com o reisado percorrendo as ruas de Tiquaruçu e um bloco também vai sair logo depois. À noite, o palco será ocupado pelo cantor e compositor Raimundo Sodré, a sambista Marizélia e o cantor Canindé.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111130 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor[email protected]