Céu de Feira de Santana é projetado na cúpula do planetário encanta espectadores

Cúpula do planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana.
Cúpula do planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana.
Cúpula do planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana.
Cúpula do planetário do Museu Parque do Saber, em Feira de Santana.

“Uau” e “que lindo” ecoavam dentro da cúpula do planetário do Museu Parque do Saber na tarde de quinta-feira (24/01/2019). O motivo? O céu de Feira de Santana, que foi projetado sem a interferência da atmosfera, da poluição ou das luzes da cidade resultando em um verdadeiro espetáculo para as 179 pessoas presentes. A projeção foi parte da programação de férias do Museu, que acontece desde o início do mês de janeiro.

O público teve a oportunidade de desfrutar de uma aula explicativa sobre astronomia. A explanação “Figuras no Céu”, através de um equipamento especializado, proporcionou uma experiência ímpar para estas pessoas. O ZKP4 quinto levou os espectadores a uma viagem pela via láctea, explorando constelações e outros detalhes do espaço.

Tornar a astronomia mais acessível

O ministrante da aula foi o diretor do Museu, Basílio Fernandez. Muito satisfeito com a resposta positiva do público, ele explica que o objetivo é tornar a astronomia mais acessível. “É muito interessante a dinâmica de planetário, com essas demandas de explicações sobre astronomia para além dos filmes. É algo que traz essa interação, a possibilidade de você perguntar, de alguém mais curioso tentar buscar uma resposta”, afirma.

Um dos principais desafios é proporcionar o aprendizado a todos os espectadores. “A gente busca tornar alguns termos de astronomia mais simples e utilizar termos do dia a dia a exemplo do calendário, o relógio, o tempo, tudo isso é abordado nessas sessões e que muitas vezes as pessoas não associam. É a constatação de o quão grande são essas figuras que estão no céu”, completa Basílio.

As sessões de férias continuam até dia 1º de fevereiro, sempre às 15 horas. E o Parque do Saber conta também com as sessões nos domingos pontualmente às 17 horas. O Museu é um equipamento da Prefeitura Municipal e administrado pela Fundação Egberto Costa. Além das sessões de filmes, é um espaço de fomento à tecnologia e cultura, através de eventos, palestras entres outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111194 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]