CCZ registra menor procura por adoção e maior índice de abandono de animais em Feira de Santana

Animais abandonados são adultos e idosos há mais de um ano a espera de um lar.
Animais abandonados são adultos e idosos há mais de um ano a espera de um lar.
Animais abandonados são adultos e idosos há mais de um ano a espera de um lar.
Animais abandonados são adultos e idosos há mais de um ano a espera de um lar.

O período pós-festas, entre final e início de ano, é um dos mais complicados para o Centro Municipal de Controle em Zoonoses de Feira de Santana (CCZ). Isso porque muitas pessoas viajam e acabam abandonando seus animais, além do fato de que a época tem a característica de apresentar uma menor procura por adoção.

Nina é um dos 54 animais que aguardam por adoção no CCZ. A cadela foi encontrada há menos de um mês em condições de abandono, amarrada a um poste e com metade do corpo sem pelo. Após ser acolhida, medicada e tratada pela equipe, ela aguarda por um lar.

Com característica dócil, Nina carrega um olhar triste, algo presente na maioria dos animais rejeitados pelos donos. “As pessoas acham que o animal não sente. Alguns chegam a ficar depressivos. A maioria deles não tem zoonoses, ficam em canis, quando deveriam estar em uma família recebendo carinho, numa condição melhor do que preso no abrigo”, ressalta a coordenadora e veterinária do CCZ, Mirza Cordeiro.

De acordo com Mirza, alguns animais abandonados são adultos e idosos há mais de um ano a espera de um lar. “São dóceis e devem oferecer ao adotante uma lealdade imprescindível”, destaca.

Como adotar

Cães e gatos disponíveis para adoção são vacinados, castrados, vermifugados e com os devidos exames diagnósticos já realizados. Para adotar o interessado deve ter idade maior que 18 anos e comparecer ao CCZ de segunda a sexta-feira com documento de identidade e comprovante de residência. Além do CCZ, alguns animais podem ser encontrados na feira de adoção realizada aos domingos pela PROAGRO na Avenida Getúlio Vargas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]