Aprenda a identificar quando cada fruta está verde ou madura

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Alimentação saudável teve conter frutas frescas.
Alimentação saudável teve conter frutas frescas.
Alimentação saudável teve conter frutas frescas.
Alimentação saudável teve conter frutas frescas.

No verão, é preciso ter ainda mais cuidado na hora de comprar frutas. Com o calor, elas tendem a amadurecer e estragar mais rápido.

Se a fruta só for ser consumida depois de alguns dias da compra, melhor optar por uma mais verde, recomenda a nutricionista Vivian Zollar, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul).

“Ter um planejamento, principalmente nessa época mais quente, evita o desperdício”, afirma.

Na hora de escolher, também é importante verificar se o produto está amassado, com perfurações, pontos de bolor ou soltando líquido, alterações que podem oferecer risco à saúde.

Mas imperfeições, como maçãs com um lado maior que o outro ou bananas gêmeas (dentro de uma mesma casca), não fazem mal nenhum.

“As pessoas, em geral, têm preconceito com essas frutas, mas a qualidade é a mesma”, afirma a nutricionista.

O perigo do amassado é que ele cria um rompimento na casca da fruta, que permite a entrada de micro-organismos. No caso de frutas mais sensíveis, como o mamão, até a pressão dos dedos pode ser suficiente para desencadear um processo de deterioração.

Se a fruta amassar no transporte para casa, a nutricionista recomenda higienizá-la, descascá-la e retirar a parte machucada. Depois, ela pode ser cortada em pedaços e guardada dentro de um potinho com tampa na geladeira.

“Se a pessoa colocá-la amassada na fruteira, ela vai estragar rapidinho. Dentro da geladeira, pode ser consumida em pelo menos 24 horas”, afirma.

Outro ponto para ficar atento é o cheiro. Se a fruta já passou da fase de maturação e está começando a deteriorar, ela fica com um odor muito mais acentuado. Aquelas que contêm mais açúcar, caso da banana, da uva e do abacaxi, chegam a exalar um leve toque alcoólico.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123157 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.