A arte de Jorge Macchi é tema de ‘Inhotim Arte Presente’ em Buenos Aires

O artista argentino Jorge Macchi é o personagem da semana de 'Inhotim Arte Presente'.
O artista argentino Jorge Macchi é o personagem da semana de 'Inhotim Arte Presente'.
O artista argentino Jorge Macchi é o personagem da semana de 'Inhotim Arte Presente'.
O artista argentino Jorge Macchi é o personagem da semana de ‘Inhotim Arte Presente’.

O episódio inédito de ‘Inhotim Arte Presente’ leva o espectador a Buenos Aires, na companhia do argentino Jorge Macchi, artista responsável pela obra ‘Piscina’, que como o título indica, convida os visitantes de Inhotim a um mergulho em pleno museu mineiro. A obra de Macchi foi originalmente idealizada como uma aquarela retratando um caderno com índice alfabético metamorfoseado em piscina. O artista é conhecido por fazer desenhos de objetos banais reimaginados de forma surrealista, e Inhotim convidou-o a transformar essa aquarela em uma instalação do tipo site specific. No programa, Macchi apresenta, ainda, sua “Buenos Aires Tour” e abre seu estúdio na capital portenha para falar sobre o seu interesse pelo paradoxo e pelas colaborações com outros artistas e sobre a instalação “Díptico”, inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar. Estreia na Terça das Artes (08/01/2018), às 23 horas.

Novo episódio da série ‘Esse Negócio de Livro’ revela como é estabelecido o preço de capa

O preço de capa de um livro é um número que envolve mais do que cálculos e fórmulas. O episódio inédito da série exclusiva “Esse Negócio de Livro” mostra os aspectos que influenciam o valor cobrado por uma publicação, desde a remuneração do autor, passando por pirataria, leilões e os custos envolvidos na produção de livros no Brasil. Autores consagrados, como Marina Colasanti, Fernanda Young e Raphael Montes, e profissionais envolvidos em todas as etapas da cadeia de produção de um livro participam deste episódio. Estreia na Quinta do Pensamento, 10, às 23 horas.

Segunda da Música (07/01)

22:25 horas – ‘O piano que conversa’ (Documentário)

‘O Piano que Conversa’ acompanha os encontros entre o pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil e na Bolívia, como na Coreia do Sul. Diretor: Marcelo Machado. Duração: 77 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 8 de janeiro, terça-feira, às 2:25 e às 16:25 horas; 9 de janeiro, quarta-feira, às 10:25 horas.

Terça das Artes (08/01)

23 horas – ‘Inhotim Arte Presente’ (Série) – Episódio ‘Jorge Macchi’

Caminhamos com Jorge Macchi pelas insólitas esquinas trabalhadas em sua “Buenos Aires Tour”, misto de guia turístico e objeto de arte. Em seu estúdio na capital portenha, o artista fala de seu interesse pelo paradoxo, das colaborações com outros artistas e da instalação “Díptico”, inaugurada na véspera na Galeria Ruth Benzacar.  Diretor: Pedro Urano. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 9 de janeiro, quarta-feira, às 3h; 10 de janeiro, quinta-feira, às 11 horas; 12 de janeiro, sábado, às 11 horas.

Quarta de Cinema (09/01)

20 horas – A faixa ‘A Vida é Curta!’ traz dois curtas-metragens da diretora Nathália Tereza.

De tanto olhar o céu, gastei meus olhos (Ficção)

O pai de Luana e Wagner envia uma carta após anos de abandono. Wagner acredita que o pai pode ter mudado. Luana, não. Diretora: Nathália Tereza. Duração: 25 min. Classificação: livre.

A Outra Margem (Ficção)

Sábado à noite, Centro­-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local em que as pessoas deixam mensagens de amor. Diretora: Nathália Tereza. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de janeiro, quinta-feira, à 0h30; 11 de janeiro, sexta-feira, às 8:30 horas; 12 de janeiro, sábado, às 14:30 horas

21:30 horas – ‘Mulher’ (Ficção)

O filme acompanha os passos de Carmen, uma jovem que é expulsa de casa pelo padrasto após se envolver com um de seus pretendentes. Ela passa por perseguições, lutas, sofrimentos, vexames e agonias até encontrar, enfim, a felicidade. Diretor: Octávio Gabus Mendes. Duração: 77 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de janeiro, quinta-feira, às 1:30 horas; 11 de janeiro, sexta-feira, às 9:30 horas; 12 de janeiro, sábado, às 4 horas.

Quinta do Pensamento (10/01)

21 horas – ‘Língua – Vidas em Português’ (Documentário)

Um mergulho nas muitas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta. No documentário, a lusofonia é sobretudo fala, surpreendida no cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes. Diretor: Victor Lopes. Duração: 86 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de janeiro, sexta-feira, à 1 hora; 13 de janeiro, domingo, às 11:30 horas.

23 horas – ‘Esse Negócio de Livro’ (Série) – Episódio ‘Valor do Livro’

O preço de capa de um livro pode até seguir fórmulas pré-definidas para ser calculado, mas a verdade é que existem custos difíceis de mensurar. Como funciona a remuneração do autor de livros no Brasil? Que outros profissionais vivem de fazer livros? Os direitos autorais, a pirataria, os leilões, as etapas da cadeia de produção e os muitos profissionais envolvidos são o tema deste episódio. Diretoras: Adriana Borges e Lúcia Tupiassú. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de janeiro, sexta-feira, às 3 horas; 12 de janeiro, sábado, às 21:15 horas; 12 de janeiro, domingo, às 10:25 horas.

Sexta da Sociedade – (11/01)

21:30 horas – ‘1917: Construindo a Revolução Russa’ (Documentário)

A Revolução Russa de 1917 marcou o início de uma nova era. Através das vozes de Lênin e Gorky, descubra as duas faces da Revolução: a teoria e a prática. Diretor: Stan Neumann. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de janeiro, sábado, à 1h30 e às 8h; 13 de janeiro, domingo, às 19h05; 14 de janeiro, segunda-feira, às 15:30 horas.

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! Pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111054 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]