SUV da Volkswagen, versão do T-Cross produzida no Brasil será exclusivo para a América Latina

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Veículo Volkswagen (VW) T-Cross.
Veículo Volkswagen (VW) T-Cross.
Veículo Volkswagen (VW) T-Cross.
Veículo Volkswagen (VW) T-Cross.
Interior do veículo Volkswagen (VW) T-Cross.
Interior do veículo Volkswagen (VW) T-Cross.

O T-Cross é um lançamento global, desenvolvido com características específicas para cada mercado. Entre elas, o maior entre-eixos (2.651 mm) e altura (1.568 mm) que a versão produzida no Brasil trará exclusivamente para a América Latina.

O SUV da Volkswagen (VW) oferece espaço surpreendente na cabine. Um dos elementos responsáveis por isso é a Estratégia Modular MQB – que permite grande flexibilidade de construção. E a posição de dirigir é mais elevada, típica de SUVs, o que colabora para melhorar o espaço interno.

A parte dianteira do T-Cross destaca-se por sua altura. O design é carismático, com uma grade ampla e faróis de LED integrados e diferencia-se do desenho do modelo europeu – aqui nota-se a influência direta dos designers brasileiros no desenvolvimento de atributos exclusivos para a região.

Todas as versões do T-Cross serão equipadas com luz de condução diurna (DRL) em LED, integrada ao farol de neblina ou na própria carcaça do farol quando equipado com faróis full-LED.

Nas laterais, uma linha característica acentuada divide os espaços. Atrás, ela forma uma seção dos ombros impactante, e assinala na traseira um novo elemento de design da Volkswagen: a faixa de refletores estendida transversalmente na parte traseira e emoldurada por um painel preto.

Serão oito as opções de cores para a carroceria: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia – haverá também opção de teto na cor preta, para um visual ainda mais diferenciado e moderno.

O T-Cross será o primeiro modelo em seu segmento no Brasil a oferecer o “Manual Cognitivo”, que usa a tecnologia IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

Na cabine, quatro entradas USB (duas na frente, duas atrás) garantem a conexão ideal e energia suficiente para os smartphones e todas as versões são equipadas de série com o prático suporte para telefone celular.

Opcionais do T- Cross

Sistema de Infotainment com tela sensível ao toque de 8 polegadas.

Seletor do perfil de condução, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”.

Sistema Kessy and Go, para o destravamento das portas e partida da ignição apenas com a presença da chave.

Active Info Display, que substitui o quadro de instrumentos tradicional por um totalmente digital de última geração.

Outra influência positiva da Estratégia Modular MQB, nosso novo SUV será um dos veículos mais seguros da categoria. Isto é garantido pela utilização de aços de ultra-alta resistência e conformados a quente, pelos seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo “cortina”) e uma gama ampla de sistemas de assistência.

O T-Cross terá freios a disco nas quatro rodas como item de série e todas as versões serão equipadas com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

Este sistema é capaz de reconhecer o estágio inicial de uma situação de rodagem crítica e atuar de forma a atingir a condição de estabilidade. O ESC inclui uma série de sistemas de assistência à condução, entre elas:

Hill Hold Control (HHC) ou controle de assistência de partida em rampa, que mantém o veículo freado por 2 segundos em partidas em subida.

Hydraulic Brake Assist system (HBA), reconhece uma frenagem de emergência e atua intensificando o processo de frenagem.

Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDS), aciona o freio de uma roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração.

Monitoramento da pressão dos pneus (RKA+), monitora a pressão dos pneus, colaborando para maior segurança.

O quadro de instrumentos totalmente digital, com tela de alta resolução do tamanho de um tablet. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados exibidos no console central também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.

Reposição de peças

Exemplo destacado de qualidade e preço na venda de peças automotivas para veículos Volkswagen (VW), Ford, Fiat e dezenas de outras marcas é observado na www.autopecasonline24.pt. Além da qualidade e do preço atrativo, a empresa oferece ampla variedade de produtos de reposição e entrega rápida dos componentes veiculares.

Sobre Carlos Augusto 9611 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).