Salvador: Rede supermercadista entra na campanha de doação da Hemoba para aumentar coleta de bolsas de sangue

Hemóvel no supermercado GBarbosa San Martin.
Hemóvel no supermercado GBarbosa San Martin.
Hemóvel no supermercado GBarbosa San Martin.
Hemóvel no supermercado GBarbosa San Martin.

A rede supermercadista GBarbosa é, mais uma vez, parceira da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) na luta pela conscientização da população sobre a importância da doação de sangue. A Hemoba realiza mais uma campanha de coleta externa para atrair doadores e ampliar a cobertura do serviço de doação no Estado.  O Hemóvel estará na loja do GBarbosa Desconto de San Martin, de 18 a 21 de dezembro de 2018, das 8h às 17h.

“O GBarbosa tem um histórico de aproximação com causas solidárias e, para a rede, a doação de sangue é um ato de solidariedade que contribui para salvar vidas. Esperamos que o público se engaje com a campanha e ajude a regularizar o estoque de sangue da fundação”, disse Kátia Leite, coordenadora de Marketing da rede.

Em decorrência do período de férias e festas, a demanda por sangue costuma crescer no final do ano, quando há aumento do número de acidentes e carência de transfusões.  Por outro lado, há uma queda nas doações, um dos motivos para mobilização da ação.  Uma bolsa de sangue tem média 450 ml e é fracionada para extração de três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

Orientações para doação

Para doar, os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, ele deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Os doadores de sangue também podem aproveitar a presença do Hemóvel e se candidatar como doadores de medula óssea, realizando o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108849 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]jornalgrandebahia.com.br.