Salvador: Mercado Modelo abriga fotografias de Pierre Verger durante o verão

Exposição de fotografias de Pierre Verger no Mercado Modelo, em Salvador.
Exposição de fotografias de Pierre Verger no Mercado Modelo, em Salvador.

Além de poder comprar artigos de decoração, moda e artesanato, quem passa pelo Mercado Modelo, na Cidade Baixa, em Salvador ganhou mais um motivo para visitar o local que é conhecido por ser um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador. O local abriga dezenas de fotografias do etnólogo franco-brasileiro Pierre Verger sobre a Bahia antiga. O público terá a chance de conferir a ambientação gratuita, intitulada ‘Verger no Mercado Modelo’, durante todo o verão, até março de 2019.

As fotografias retratam o Porto dos Saveiros, a feira de Água de Meninos, a Baía de Todos-os-Santos, a festa da Conceição da Praia, a capoeira e diversas outras cenas que retratam não apenas o Mercado Modelo, mas também as pessoas, a cultura e a região do bairro do Comércio, que mais encantou Verger quando chegou na Bahia.

As maiores fotografias de Verger já impressas, em tamanho gigante, medindo 6 metros de cada lado, estão expostas no segundo piso; estas obras serão doadas à Associação dos Comerciantes pela Fundação Pierre Verger e ficarão definitivamente no espaço.

No primeiro piso, entre as arcadas, o público poderá ver registros do cotidiano da Bahia durante as décadas de 1940 e 1950, em impressões medindo 1,5m de cada lado. Já na área dos restaurantes ‘Maria de São Pedro’ e ‘Camafeu de Oxossi’, diversas imagens compõem o ambiente, mostrando nuances da Bahia antiga, sobretudo personalidades e fotografias clássicas de Verger que emocionam baianos e turistas.

A ação Verger no Mercado Modelo é fruto de parceria entre a Fundação Pierre Verger e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) e a Associação de Comerciantes do Mercado Modelo.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]