Prefeitura de Feira de Santana cria ‘Grupo Intersetorial de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acúmulo de Resíduos’

Gestão do Colbert Martins Filho cria 'Grupo Intersetorial de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acúmulo de Resíduos'.

Gestão do Colbert Martins Filho cria ‘Grupo Intersetorial de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acúmulo de Resíduos’.

Acumuladores de Feira de Santana receberão atenção especial do Grupo Intersetorial de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acúmulo de Resíduos, Objetos e Animais, inclusive depósitos de materiais recicláveis. O decreto criando o grupo foi assinado pelo prefeito Colbert Filho e publicado dia 6 de dezembro de 2018 no Diário Oficial Eletrônico.

Levou-se em consideração a grande quantidade de acumuladores no município, que eles necessitam de cuidados à saúde, que nem sempre tratam os animais adequadamente e que este comportamento gera problemas de natureza sanitária. O grupo será vinculado à Secretaria de Serviços Públicos.

Acumuladores são as pessoas que transformam suas casas em depósito juntando objetos que não precisam, lixo ou até grande número de  animais. O comportamento pode gerar prejuízos à saúde delas ou de vizinhos.

Considera-se situação de acúmulo a manutenção ou retenção de resíduos, objetos e animais, independente da espécie, em quantidade que dificulte a organização e manutenção da higiene e salubridade do ambiente, com potencial risco à saúde humana, a perturbação de sossego alheio e maus tratos aos animais, que pode estar ou não, associada a transtorno mental.

No próximo mês serão designados, por portaria, os membros que comporão o colegiado: da SESP, Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Fazenda, Desenvolvimento Urbano, Seprev. Cada uma indicará dois representantes. Caberá à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, coordenar o Grupo.

A equipe fará, entre outras iniciativas, o levantamento e georreferenciamento de todos os casos de acumuladores em Feira de Santana, devendo assim criar e manter atualizado um banco de dados com cadastro de pessoas em situação de acúmulo; atender e acompanhar à saúde do acumulador, visando seu bem-estar físico, mental e social; auxílio ao acumulador na reintegração familiar e social.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]