OSBA apresenta o melhor da música erudita durante a edição 2018 do Natal Encantado de Feira de Santana

Orquestra Sinfônica da Bahia durante apresentação no Natal encantado 2018.
Orquestra Sinfônica da Bahia durante apresentação no Natal encantado 2018.
Orquestra Sinfônica da Bahia durante apresentação no Natal encantado 2018.
Orquestra Sinfônica da Bahia durante apresentação no Natal encantado 2018.

A spalla Priscila, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) inicia os movimentos que informam que os músicos têm mais alguns minutos para afinar seus instrumentos antes de o concerto ser iniciado. Logo, o maestro Carlos Prazeres tomou seu lugar à frente da orquestra, que na segunda noite do Natal Encantado de Feira de Santana se concentrou nas peças eruditas.

Spalla é uma espécie de gerente da orquestra, deve passar informações do maestro para os músicos e checar a afinação dos instrumentos antes do concerto.

Músicas que flertam com o popular

“Apresentamos as músicas mais populares do clássico”, disse o maestro, sobre o repertório. “São peças que flertam com o popular”. No “Concerto de Natal”, título do espetáculo, o que não faltou foi o sentimento universal da música, numa noite que as 1,5 mil cadeiras da praça estavam ocupadas, bem como os espaços laterais. Uma das peças foi, claro, “Noite feliz”.

Mas o maestro sentenciou: “Natal sem Tchaikovsky não é Natal”. E a orquestra apresentou os dois movimentos do “Lago dos cisnes”, primeiro balé do compositor russo. A OSBA tocou Brahms, Hengel e o brasileiro Heitor Villa Lobos – a “Bachiana número 7”. O ‘popular’ ficou com o “Bolero de Ravel”.

Carlos Prazeres disse que ficou alegre por mais uma vez se apresentar no Natal Encantado, que para ele sempre é especial, e que leva boas lembranças da cidade onde nasceu o fã clube da OSBA.

O Natal Encantado, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, é considerado a maior festa natalina de todo o Norte e Nordeste. É realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Desde o dia 3 promove apresentações nos dias úteis. Será encerrado na próxima sexta-feira (21/12/2018).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]