Orquestra Juvenil de Feira de Santana apresenta o concerto ‘Cartas Musicais’

Concerto 'Cartas Musicais' será apresentado pela Orquestra Juvenil de Feira de Santana.
Concerto 'Cartas Musicais' será apresentado pela Orquestra Juvenil de Feira de Santana.
Concerto 'Cartas Musicais' será apresentado pela Orquestra Juvenil de Feira de Santana.
Concerto ‘Cartas Musicais’ será apresentado pela Orquestra Juvenil de Feira de Santana.

A comunidade feirense terá a oportunidade de se emocionar com mais uma importante apresentação da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, o concerto Cartas Musicais que acontece no próximo dia 13 de dezembro de 2018, às 19h30, na praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. O evento é aberto ao público e faz parte das ações do Núcleo Antônio Gasparini (NAG), que integra o programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

Tchaikovsky, Schubert e Leyden fazem parte do repertório, assim como obras de Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Dominguinhos, dentre outros compositores brasileiros e de outras nacionalidades. O público participa diretamente da dinâmica desse espetáculo, que traz um clima de surpresa. Através da entrega de cartas para o maestro, as pessoas vão anunciar cada música a ser executada, o que tornará a apresentação ainda mais surpreendente.

O espetáculo contará com o Coral Formação e a participação especial de músicos do projeto NEOJIBA nos Bairros. Ao todo, aproximadamente, 100 músicos estarão reunidos no palco, incluindo a orquestra principal, o coral e os músicos convidados. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Antônio Gasparini, Caroline Abreu, a apresentação marca o resultado dos trabalhos realizados este ano pelo núcleo em Feira de Santana e região.

O Núcleo Antônio Gasparini nasceu em 2014, a partir da parceria entre o programa NEOJIBA e o Instituto Antônio Gasparini (IAG), e já acolheu centenas de crianças, adolescentes e jovens de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, desenvolvendo diversas ações ligadas à formação musical, como iniciação musical, canto coral, ensino coletivo de instrumentos, prática orquestral etc. Atualmente, além da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, o núcleo desenvolve diversos outros trabalhos sociais por meio da prática musical coletiva.

O evento tem patrocínio da OL Papéis e do Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Também conta com o apoio da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, da TV Subaé (afiliada à Rede Globo em Feira de Santana) e de outras instituições da cidade que abraçam o projeto, assim como de voluntários de diferentes áreas que ajudam na realização do concerto.

Orquestra Juvenil de Feira de Santana

Principal formação musical do Núcleo Antônio Gasparini, a Orquestra Juvenil de Feira de Santana foi criada em 2014 e já se apresentou em diversos espetáculos, como Músicas Brasileiras e Bem-vindos à Orquestra, atingindo um público de mais 1.500 pessoas.

Núcleo Antônio Gasparini

Com sede no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, o Núcleo Antônio Gasparini é um dos 13 núcleos do programa NEOJIBA e já acolheu centenas de pessoas de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, desenvolvendo diversas ações, como iniciação musical, canto coral, ensino coletivo de instrumentos, prática orquestral, dentre outras atividades ligadas à formação musical.

NEOJIBA

O programa NEOJIBA é um exemplo inovador de política pública que alia, de forma pioneira na Bahia, as áreas da cultura, da educação e do desenvolvimento social. Foi criado em 2007 pelo pianista, educador, regente e gestor cultural Ricardo Castro e sua gestão é realizada por uma organização social, o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia já beneficiaram cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, desde a sua criação. Hoje são 13 núcleos atuando em diferentes regiões do estado, um deles em Feira de Santana! Saiba mais em www.neojiba.org.

Instituto Antônio Gasparini

O Instituto Antônio Gasparini (IAG), que acolhe o programa NEOJIBA em Feira de Santana, é uma instituição sem fins lucrativos que busca desenvolver ações sociais para idosos, jovens, adolescentes e crianças, a partir da relação com políticas públicas ligadas principalmente ao fomento da autoestima e respaldadas nos Direitos Humanos e na Cidadania, conforme a Lei nº 8742/93 (LOAS). O Instituto atua em duas importantes frentes: o Centro de Convivência Domingos Mincarone – que se configura como um espaço de convívio entre gerações, voltado para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e em busca do desenvolvimento humano através de atividades que promovem o resgate da plena cidadania – e o Núcleo Antônio Gasparini que integra o programa NEOJIBA e promove a integração social por meio do ensino e da prática musical coletiva.

Agenda

Data: 13 de dezembro de 2018, às 19h30

Local: Praça do Centro de Artes e Esportes unificado (CEU), bairro da Cidade Nova, em Feira de Santana

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]