

O ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, ex-presidente do TST e atual decano do Colendo Tribunal foi condecorado na sexta-feira (07/12/2018), em São Paulo, com a Comenda da ‘Soberana Ordem do Mérito de Saint Yves de Tréguier’, no grau Grã-Cruz. A homenagem foi outorgada pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística.
Dentre as personalidades que prestigiaram o evento estavam o jurista brasileiro Dr. Ives Gandra da Silva Martins e a esposa Ruth Gandra, pais do homenageado.
Ao comentar sobre Comenda, o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e presidente da 5º Câmara Cível, Baltazar Miranda Saraiva, afirmou que “com certeza é merecida a distinção por todo trabalho dedicado pelo ministro em prol do Brasil.
A Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística
Fundada em 13 de março de 1959, sob a inspiração do heraldista Comendador Dr. Enzo Silveira, a Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística instituição sem fins econômicos e lucrativos, presidida pelo Comendador Grão-Colar Dom Galdino Cocchiaro.
A entidade objetiva desenvolver atividades culturais, educacionais, ecológicas, cívicas filantrópicas, honoríficas, e a orientação heráldica e vexilológica à organizações militares e civis quando na concepção de seus Brasões e Escudos de Armas, Bandeiras, símbolos, e uniformes, além de literalmente ingerir na “reconstrução” de centenas de Brasões e Escudos de Armas de municípios brasileiros, que se encontram em desacordo com as leis internacionais e as convenções da Ciência e da Arte Heráldica.
A Sociedade espalhou pelo Brasil, dezenas de bustos de brasileiros ilustres, que foram mandados fundir em bronze, como por exemplo, o Patrono, José Bonifácio de Andrada e Silva, exposto no Jardim dos Franceses do Museu do Ipiranga, com réplicas em vários locais no Estado de São Paulo.