

Nesta segunda-feira (10/12/2018), o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (PPCS da UFBA) comorou os 50 anos de fundação do programa, apresentando mesa-redonda, palestra com apresentação da síntese da dissertação de mestrado ‘Aspectos Estruturais do Trabalho na Bahia’. A pesquisa foi realizada há cerca de 50 anos pelo primeiro aluno do Mestrado do programa, ex-professor da instituição, sociólogo e jornalista Perseu Abramo (São Paulo, 17 de julho de 1929 — 6 de março de 1996). O estudo realizado por Abramo foi resgatada do acervo da UFBA por pesquisadores e será publicada pela primeira vez.
O evento dos 50 anos do PPGCS foi sediado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH da UFBA), em Salvador. O primeiro debate ocorreu através da Mesa Redonda, oportunidade em que foram abordados três temas: ‘Origens da Pós-graduação em Ciências Sociais na UFBA’, apresentado pela pesquisadora Dora Rosa; ‘Machado Neto e a Fundação da Pós-graduação’, apresentado por Marília Muricy; e ‘As Relações entre Sociologia a Antropologia na Pós-Graduação’ apresentado por Maria Rosário Carvalho. Na sequência, Nâdia Guimarães palestrou sobre o tema ‘Perseu Abramo: Aspectos Estruturais do Trabalho na Bahia’
Coordenador do PGGS da UFBA, o professor Dr. Clóvis Zimmermann, ao avaliar o evento, afirmou que rever a memória das atividades do Programa é uma oportunidade de reavaliar o presente e planejar o futuro. Ele disse que está analisando a possibilidade de trazer, em 2019, um convidado de projeção mundial no campo das Ciências Sociais, com a finalidade de palestrar no programa.
Presenças
Dentre os ex-alunos do PPGCS que participaram das atividades comemorativas estavam o reitor da UFBA João Carlos Salles e Dora Leal, ex-reitora. Eles destacaram o fato do Programa de Pós-graduação ser um dos mais antigos do Brasil e de ter sido o primeiro a ser implantado na instituição.