Mercado Modelo de Salvador será ambientado com fotografias de Pierre Verger

Fachada do Mercado Modelo, em Salvador.
Fachada do Mercado Modelo, em Salvador.
Fachada do Mercado Modelo, em Salvador.
Fachada do Mercado Modelo, em Salvador.

Os principais registros fotográficos da região do Comércio de Salvador entre as décadas de 1940 e 1950, feitos pelo etnólogo francês Pierre Verger, estarão expostos para o público a partir desta quinta-feira (21/12/2018), no Mercado Modelo. A exposição ‘Verger e o Mercado Modelo’ é gratuita e segue até março de 2019. A cerimônia de abertura ocorre nesta quarta-feira (20), com apresentação da cantora Márcia Short, das 18 às 20 horas.

A ação é fruto de parceria entre a Fundação Pierre Verger e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) e a Associação de Comerciantes do Mercado Modelo. As imagens selecionadas retratam o Porto dos Saveiros, a Feira de Água de Meninos (São Joaquim), a Baía de Todos os Santos, a festa da Conceição da Praia, as rodas de capoeira e outras cenas do cotidiano da Cidade Baixa no início da segunda metade do século XX, quando Verger chegou à Bahia.

A exposição contará com fotografias medindo 6 metros, no segundo piso, e imagens de 1,5 metros no primeiro pavimento. A área dos restaurantes ‘Maria de São Pedro’ e “Camafeu de Oxóssi” contará com fotografias de personalidades e detalhes da Bahia antiga. Todas as imagens foram doadas pela Fundação Pierre Verger e passam a integrar o espaço de maneira definitiva.

“É com grande satisfação que recebemos uma exposição desse ícone da fotografia nas dependências do Mercado Modelo, um dos importantes símbolos da nossa história e da nossa cultura que faz parte da Bahia antiga, tão retratada pelas lentes de Verger. Sem dúvida, é uma excelente opção cultural para soteropolitanos e turistas apreciarem durante todo o verão”, desta o secretário da Semop, Marcus Passos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109870 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]