Mais de 4 mil pessoas prestigiam Festival de Teatro do Interior da Bahia

III Festival de Teatro do Interior da Bahia.
III Festival de Teatro do Interior da Bahia.
III Festival de Teatro do Interior da Bahia.
III Festival de Teatro do Interior da Bahia.

A última etapa do 3º Festival de Teatro do Interior da Bahia movimentou a cena cultural de Vitória da Conquista. Entre os dias 20 e 24 de novembro de 2018, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima recebeu espetáculos de Paulo Afonso, Feira de Santana, Jequié e Lauro de Freitas, além de Pariré, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro na categoria Espetáculo do Interior, em 2016. A sessão de abertura teve ingressos esgotados. O 3º Festival de Teatro do Interior da Bahia tem realização da Polo Cultural, marketing cultural da Caderno 2 Produções, e patrocínio da Braskem através do FazCultura.

Durante as três etapas (Camaçari, Porto Seguro e Vitória da Conquista), mais de 4 mil pessoas assistiram a espetáculos de seis cidades do interior baiano. Nas oficinas Commedia Dell’arte, Falasser – Construindo uma Dramaturgia do Eu e Cultura & Inovação cerca de 100 pessoas tiveram acesso a formação nas áreas artísticas e de produção. Mais de 150 profissionais envolvidos, entre atores, diretores, cenógrafos, iluminadores, operadores de som e produtores.

Para além dos números, o projeto fortalece a cena teatral da Bahia com incentivo às produções do interior do estado, além do estímulo através da indicação ao Prêmio Braskem de Teatro. Fernando Marinho, curador e diretor artístico do Festival, afirma que a intenção do festival é promover a fruição e intercâmbio dos espetáculos, fazendo com que eles circulem pelas cidades do interior. “O Festival dinamiza a produção artística do estado da Bahia e fortalece o movimento de teatro.

Para a Braskem, patrocinadora do projeto, é um orgulho fazer parte do projeto. “A gente acredita muito no ser humano como agente transformador. O projeto além de ter as oficinas e contemplar o teatro da Bahia como um todo, potencializa o trabalho dos artistas locais promovendo capacitações, o que para nós tem um valor enorme”, ressalta Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem – Bahia e Alagoas.

Nesta edição, foi firmada uma parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que desenvolveram atividades durante a programação, como a abertura do Festival em Camaçari, com apresentação da Orquestra da UFBA e intervenção artística do grafiteiro Spray Cabuloso. A parceria reforça o eixo de formação e qualificação dos artistas e produtores do interior da Bahia.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114865 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.