Jornalista Madalena de Jesus recebe Título de Cidadã Feirense

Madalena de Jesus é homenageada na Câmara Municipal com Título de Cidadã Feirense.
Madalena de Jesus é homenageada na Câmara Municipal com Título de Cidadã Feirense.
Madalena de Jesus é homenageada na Câmara Municipal com Título de Cidadã Feirense.
Madalena de Jesus é homenageada na Câmara Municipal com Título de Cidadã Feirense.

Anúncio, aplausos, discursos, lembranças, gratidão, sorrisos, lágrimas, homenagens, exibição de vídeo, apresentação musical, recital de cordel, abraços, vibrações positivas e contentamento. Assim pode ser descrita a sessão solene, convocada especialmente para a outorga do Título de Cidadã Feirense à senhora Maria Madalena de Jesus, ocorrida na noite desta terça-feira (04/12/2018), no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana.

O autor da propositura que concedeu o Título supracitado, vereador Marcos Lima (PRP), justificou a homenagem salientando que Madalena de Jesus tem prestado notórios serviços ao município de Feira de Santana.

“A homenagem que rendemos, por meio desta sessão solene, à senhora Maria Madalena de Jesus é a forma desta Casa de reconhecer a importância da sua figura e o seu trabalho. Simpática, sincera e dedicada, Maria Madalena desempenhou, ao longo de toda a sua carreira, excelentes trabalhos nas áreas de jornalismo, educação e literatura”, disse o vereador.

Ele acrescentou: “Maria Madalena de Jesus nasceu em Conceição do Jacuípe e veio para Feira de Santana há 41 anos, em 1977. Quem vê o seu currículo, hoje, como jornalista, radialista e professora graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em Letras com Francês, pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), não imagina que sua vida escolar tenha se iniciado na Escola da Fazenda Salgada Conceição do Jacuípe”.

Marcos Lima informou também que a homenageada atua há 40 anos no jornalismo, tendo passagens marcantes em diversos veículos de Feira de Santana, como os jornais Folha do Estado, Folha do Norte, Gazeta Feirense e Feira Hoje, bem como na Secretaria de Comunicação Social, como jornalista e secretária municipal.

“Em sua passagem pelo rádio, fez participação na Rádio Sociedade, comandou o programa ‘Um Toque de Mulher’ e foi produtora da Antares FM.  A jornalista também teve sua passagem pela web no portal Acorda Cidade. Madalena atuou ainda na cidade de Itabuna prestando serviços ao Jornal Agora e assessoria para a Prefeitura Municipal”, pontuou o edil, ressaltando que, nessas quatro décadas, a homenageada foi contemplada com várias premiações importantes, em virtude dos inestimáveis serviços prestados à população.

No que concerne à área da educação, Marcos Lima relatou que Madalena foi integrante do Colégio Método, lecionando em turmas do ensino médio nas áreas de Literatura e Língua Portuguesa. Ela fez parte também do corpo docente da Faculdade Regional de Ribeira do Pombal (FARRP), como professora e supervisora de estágios.

“Em 2010, criou o Blog Tabuleiro de Maria, para publicação de textos próprios e de outras pessoas, sempre com intenção de propagar notícias do bem ligadas à cultura e que tivessem características de crônicas do cotidiano. Do blog, sete anos depois, nascia o livro de mesmo nome. Madalena também publicou ‘Estrada do tempo’, uma coletânea de textos do jornalista Egberto Costa e editou o livro ‘Amélia Rodrigues: uma mulher, uma cidade’”, destacou.

Atualmente, Madalena de Jesus atua na Assessoria de Comunicação do Legislativo Feirense, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e do site Bahia na Política.

Discurso da homenageada

Após destacar o nome de inúmeras pessoas que contribuíram direta e indiretamente com a sua trajetória de sucesso, Madalena de Jesus relatou que é vista em sua cidade natal como alguém que saiu em busca do sonho e deu certo.

Na oportunidade, a homenageada externou sua gratidão   a todos os seus amigos da área da Comunicação Social e de outros segmentos. “Cada um de vocês que atenderam meu apelo para me aplaudir nesta noite tão especial sabe a importância que tem na minha vida. Um abraço aos meus parceiros da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) onde aprendo, a cada dia, a ser uma pessoa melhor. E, claro, meus colegas aqui da Câmara, da Prefeitura e de todos os lugares por onde passei”.

Visivelmente emocionada, ela acrescentou: “se me perguntarem se eu sou uma pessoa realizada, é claro que a resposta é sim. Mas eu ainda tenho sonhos e um deles é chegar o dia em que eu só vou divulgar boas notícias! A propósito, lá vai uma: a minha filha Hana Bárbara e meu neto Lucas são nascidos sob as bênçãos de Senhora Santana. E ano que vem chegará mais uma feirense para a família, Bruna: vou ser avó novamente! ”, comemorou.

Na sequência, Madalena de Jesus estendeu os seus agradecimentos a Deus, por todas as bênçãos em sua vida, aos amigos e familiares que prestigiaram a sessão solene e aos vereadores do Legislativo feirense pela relação de carinho e respeito que todos têm por ela, bem como pela aprovação do Título de Cidadã Feirense por unanimidade.

“E agora só me resta reafirmar o meu amor por esta cidade que, segundo Jânio Rêgo, outro que chegou aqui e nunca mais arredou o pé, não há ‘má fama’ que tire a sua essência, nem tampouco seu brilho de princesa do interior e sua grandeza de metrópole”, disse a homenageada, ressaltando que Feira de Santana é o lugar que escolheu para viver.

O evento foi abrilhantado pela apresentação musical do cantor Cescé Amorim e pela declamação de Cordel do poeta Nivaldo cruz.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa da Cidadania, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), que compôs a Mesa de Honra ao lado do secretário municipal de Comunicação Social, Valdomiro Silva (representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho); da jornalista Madalena de Jesus; além de Hana Bárbara de Jesus Gomes, filha da homenageada.

Também prestigiaram a sessão solene os vereadores Roberto Tourinho (PV), Alberto Nery (PT), Luiz Augusto de Jesus (DEM) e Gerusa Sampaio (DEM), além de colegas de profissão, amigos e familiares da homenageada.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.