Festival Cênico Universitário ocorre no Município de Senhor do Bonfim

Cartaz anuncia programação do Festival Cênico Universitário de Senhor do Bonfim.
Cartaz anuncia programação do Festival Cênico Universitário de Senhor do Bonfim.
Cartaz anunica programação do Festival Cênico Universitário de Senhor do Bonfim.
Cartaz anuncia programação do Festival Cênico Universitário de Senhor do Bonfim.

Entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2018, o Município de Senhor do Bonfim, a 385 km de Salvador, contará com uma programação teatral especial. Trata-se do Festival Cênico Universitário Cena na Tapera. Em consonância com as comemorações relativas ao dia da Cultura Bonfinense, o evento é uma realização do recém-iniciado curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com a Secretaria de Cultura do Município, ACLASB (Academia de Letras e Arte de Senhor do Bonfim) e GRUPANO, grupo de pesquisa e Extensão do Semiárido Brasileiro.

O Cena na Tapera tem como objetivo fortalecer as artes cênicas da cidade e do território Piemonte Norte do Itapicuru, considerando a sempre fundamental necessidade de troca de experiências e conhecimento entre os fazedores e pensadores do teatro, no Estado.  O tema proposto para este primeiro ano, reflete a demanda de compreender o papel da arte na atualidade, especificamente das artes cênicas, uma vez que, tratar da formação de artistas e de conceitos políticos associados à arte, no momento em que vivemos, é não apenas importante, mas urgente.

O Festival debaterá, nesta primeira edição, no ano de 2018, o Tema: “Política e Formação” e contará com atrações locais e das cidades de Petrolina, Feira de Santana e Salvador. Temas importantes serão oferecidos à plateia do Festival, a exemplo da Pedagogia do Oprimido, do educador Paulo Freire, e do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, a serem expostos pelas professoras pesquisadoras Antônia Pereira e Teresa Villaça, bem como a obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, a ser debatida através do depoimento do diretor teatral Márcio Meirelles, ex-secretário de Cultura do Estado.

Na programação, estão previstas 3 mesas temáticas, um seminário, 3 oficinas artísticas, um cortejo artístico, um concerto instrumental e 5 espetáculos teatrais (um deles infantil), uma intervenção cênica, além de momentos de integração entre os participantes.

O Festival Cena aa Tapera terá sua programação concentrada no prédio do Colégio Estadual de Feira de Santana, mas também contará com atrações no Espaço do Campus VII, da UNEB como no espaço do Circo Teatro Alvinho do Riacho (CITEAR)

Agenda

O que: Festival Cênico Universitário de Senhor do Bonfim

Quando: 6 à 9 de dezembro

Onde: Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, ruas da cidade, Campus VII – UNEB e CITEAR

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]