Estados Unidos saem da organização internacional UNESCO; Unilateralismo é acentuado no Governo Donald Trump

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Presidente Donald John Trump determina saída dos EUA da UNESCO.
Presidente Donald John Trump determina saída dos EUA da UNESCO.
Presidente Donald John Trump determina saída dos EUA da UNESCO.
Presidente Donald John Trump determina saída dos EUA da UNESCO.

A decisão dos EUA de se retirarem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), anunciada em outubro de 2017, entrou em vigor nesta segunda-feira (31/12/2018), de acordo com o regulamento da organização.

Washington irá manter o estatuto de observador na organização, mas não pagará mais contribuições e não poderá ser eleito para o Comitê do Patrimônio Mundial.

Em 1984, durante a administração de Ronald Reagan, os EUA já haviam abandonado a organização, acusando-a de antiamericanismo e desperdício. No entanto, em 2003, os Estados Unidos retornaram à UNESCO. A razão para a saída atual baseia-se, em particular, nas discordâncias e pontos de vista diferentes em relação ao conflito árabe-israelense.

“Não foi fácil tomar essa decisão. Isso reflete a preocupação dos EUA com a crescente dívida dos EUA (de suas contribuições) na UNESCO, com a necessidade de uma reforma fundamental na organização e com o preconceito contínuo anti-israelense da UNESCO”, disse a representante do Departamento de Estado, Heather Nauert.

O Kremlin, por sua vez, considerou a decisão dos EUA de se retirarem da UNESCO como uma “notícia triste”.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU), com sede em Paris, fundada em 16 de novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo abrangendo cinco setores como a educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura e comunicações e informação.

*Com informações da Agência Sputnik.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113732 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]