Embasa alerta: água de chuva não deve ser lançada na rede de esgoto

Água de chuva não deve ser lançada na rede de esgoto.

Água de chuva não deve ser lançada na rede de esgoto.

Com o período de chuvas aumenta o número de entupimentos de esgoto nas ruas e residências. Esse transtorno é consequência da ligação indevida dos encanamentos destinados a escoar água de chuva (como ralos de quintal e calhas) na rede de esgoto. Esse tipo de ligação sobrecarrega a tubulação de esgotamento sanitário, podendo gerar o retorno de esgoto para as casas e extravasamentos nas ruas.

O gerente da divisão de esgotamento sanitário da Embasa em Feira de Santana, Antônio Carlos Oliveira, explica que o direcionamento da água de chuva e dos esgotos deve ser separado. “O sistema de esgotamento sanitário operado pela Embasa é projetado exclusivamente para coletar e tratar esgoto doméstico, advindo das pias, lavanderias, vasos sanitários, chuveiros e ralos que estão dentro de casa. As águas de chuva devem ser lançadas na sarjeta ou na rede de drenagem pluvial, que tem tubulações maiores e é mantida pela prefeitura”, explica. Outra forma de evitar os extravasamentos é não lançar lixo e óleo de fritura na rede de esgoto.

Para saber se a ligação do seu imóvel está correta, basta observar se a água da lavagem do quintal e a que escorre pelos telhados está sendo direcionada para a sarjeta ou bueiros na rua. A água utilizada nos banheiros e pias deve ser direcionada para a caixa de inspeção da rede de esgoto, instalada nos passeios.

Legislação

O lançamento de água de chuva na rede de esgoto é proibido pela Lei Estadual 7.307/98. A Embasa faz a notificação dos clientes em situação irregular, que estão sujeitos a cobrança de multa e até suspensão do fornecimento de água. A Embasa também informa estas irregularidades ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para autuação e aplicação de penalidades previstas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]