Eduardo Rodrigues é o novo vice-presidente da Fundação Leonel Brizola na Bahia

Ciro Ferreira Gomes é um político, advogado e professor universitário brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista, do qual é vice-presidente.
Ciro Ferreira Gomes é um político, advogado e professor universitário brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista, do qual é vice-presidente.
Ciro Ferreira Gomes é vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Ciro Ferreira Gomes é vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O advogado Eduardo Rodrigues é o novo vice-presidente no estado da Bahia da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), que é a instituição de estudos e formação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Como primeira ação, já está agendada para esta sexta-feira (14/12/2018) o evento de celebração de convênio com a Associação Protetora dos Desvalidos (SPD) para a oferta on line do Curso de Capacitação Política em Igualdade Racial. O evento tem lugar na sede da SPD, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Centro Histórico de Salvador, região emblemática da cidade para a defesa das ações voltadas à igualdade racial.

Eduardo Rodrigues também é professor, Mestre em Políticas Públicas e Cidadania. Atualmente é chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (SEAGRI) e Secretário Geral do PDT na Bahia. Foi conselheiro da OAB por dois triênios e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Bahia entre 2013-2018. Já ocupou diversos cargos no PDT, como a presidência da Juventude Socialista, a presidência do PDT de Salvador, a Tesouraria Estadual do PDT Bahia e a direção da Universidade Leonel Brizola.

“Esse é um primeiro convênio de muitos que virão. Os cursos de formação da FLP-AP são de Educação a Distância (EaD), e de muita qualidade. O que precisamos é trabalhar bem a identificação de públicos para cada curso e firmar parcerias para a concretização de projetos. Iniciar todo esse planejamento com um curso de políticas de igualdade racial e em parceria com uma entidade como a SPD é, ao mesmo tempo, uma questão de justiça e também um pedido de bênçãos e boas energias para que possamos realizar grandes projetos em prol da sociedade, honrando a nossa legenda PDT e a confiança em mim depositada”, diz o novo vice-presidente da FLB-AP.

A oferta do Curso de Capacitação Política em Igualdade Racial resulta de uma parceria entre a Fundação Leonel Brizola, a Associação Protetora dos Desvalidos, as secretarias do Movimento Negro do PDT Bahia e Nacional.

A Fundação de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais Leonel Brizola – Alberto Pasqualini é um órgão de cooperação do PDT, responsável pela formulação, execução e avaliação de projetos, estudos e pesquisas na área política, econômica, social, cultural e educacional e na promoção de cursos, seminários e oficinas voltados à formação e capacitação política dos quadros partidários. Seus trabalhos e cursos visam aprofundar o processo de reflexão crítica sobre temas incorporados ou não ao doutrinário trabalhista – socialista. O Curso de Capacitação Política em Igualdade Racial é gratuito e on-line, disponível pela plataforma ULB – www.ulb.org.br.

Sobre a SPD

Negros libertos criaram, em 16 de setembro de 1832, uma associação, para eles à época uma “sociedade”, empenhada em angariar recursos necessários ao amparo de necessitados. O somatório de pequenas poupanças, a partir dali, gerou incontáveis préstimos, como a compra de alforria de muitos escravos. Liderados pelo negro africano liberto Manoel Victor Serra, os fundadores da nova instituição eram pessoas do povo, trabalhadores: marceneiros, carregadores do Porto, pedreiros, carroceiros etc.

Durante sua trajetória, a SPD conseguiu comprar imóveis em Salvador e é com eles que a organização consegue levantar valores para realizar suas atividades, dentre elas aspectos da previdência social, assistência médica, auxílio doença e auxílio funeral. A SPD também não deixa de agir para o esclarecimento de pessoas de todas as idades e classes sociais acerca de questões educacionais, de humanidade e de formação de uma visão crítica sobre o mundo, sendo que, nesse aspecto se enquadra o convênio a ser firmado na sexta-feira (dia 14).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116499 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.