Coluna de Antonio José Larangeira de 22 de dezembro de 2018

Os engenheiros responsáveis pelas obras da MRV em Feira de Santana Lucas Filho e Daniel Morbeck que ladeiam o empresário Gerson Bulos Neto.Os engenheiros responsáveis pelas obras da MRV em Feira de Santana Lucas Filho e Daniel Morbeck que ladeiam o empresário Gerson Bulos Neto.


Angelo Sá vende fazenda

Circulam notícias na cidade que o ex-banqueiro Angelo Calmon de Sá, vendeu a sua fazenda Santa Maria, sediada na região de Feira de Santana, onde passava seus finais de semana com familia. A mesma foi muito badalado num grande período, quando recebeu figuras de expressão nacional no passado como economista Mario Henrique Simonsen, ex- ministros da Saúde Mario Machado de Lemos e Delfin Neto entre outras personalidade. Angelo Sá foi o baiano de maior destaque na vida do país, pois foi banqueiro presidente do Banco Economico, ministro e ex-presidente do Banco do Brasil, além de empresário dos mais poderosos. É casado com a feirense Ana Maria de Carvalho Sá.

Cinema

Projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) promoveu o encerramento das atividades do semestre do Cine Debate com a exibição do filme documentário “Quilombo Rio dos Macacos”, na quarta-feira última, no auditório da Biblioteca Central Julieta Carteado. Realizado em 2017, o documentário retrata a comunidade quilombola e aluta pela garantia da propriedade da terra de uso tradicional, reivindicada pela Marinha do Brasil, localizada entre os municípios de Salvador e Simões Filho. Além de denunciar graves violações de direitos humanos – direito de ir e vir e de acesso à água, saúde, educação, moradia e trabalho – o filme registra, inclusive com imagens produzidas no calor da hora pelos próprios quilombolas, conflitos e negociações visando a solução dos problemas.

Reconduzido

Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi reconduzido para a vaga de Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE Bahia), pertencente à classe de Desembargador, com 30 votos, em sessão plenária realizada pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Vale lembrar a sua passagem como Juiz de Direito em Feira de Santana, onde fez excelente trabalho.

Mecânico

 A Campneus, rede de lojas próprias da Pirelli espalhadas em 16 estados brasileiros e mais de 96 municípios, em parceria com a Escola do Mecânico de Salvador, MANN-FILTER, Jedal e Unistillo, finalizou, em novembro, a segunda edição do Projeto Jovens Campeões, que aconteceu em Salvador, na Bahia, e teve como objetivo fornecer, por meio de ação social, formação para jovens de baixa renda. Foram 10 alunos que receberam curso completo de mecânica e saíram capacitados como mecânicos iniciantes e prontos para ingressar no mercado de trabalho. Os jovens recém-formados tiveram 144 horas de aulas práticas e teóricas na Escola do Mecânico. Apesar do evento ter sido em Salvador, a sua unidade fabril de alto porte é em Feira de Santana.

Pro-seco

Nos últimos anos, os espumantes têm conquistado as taças dos brasileiros. Muito comum em datas comemorativas, a bebida passou a ser consumida com mais frequência por todos. O aumento da procura tem contribuído, também, para a melhora da qualidade dos espumantes nacionais e importados encontrados no país. Agora, com a proximidade das festas de Réveillon, a bebida que teve origem na França, na região de Champagne, a partir de um erro na produção de vinho que gerava uma grande gassificação natural, ganha status de estrela da virada de ano.

O especialista Abel Blumenkrantz, executivo da Garage Vinhos, explica que a elaboração de espumantes pode ser feita por diferentes processos, mas dois são os mais utilizados: o método Champenoise e o Charmat. “O Champenoise é conhecido como o método tradicional, onde a segunda fermentação – responsável pela formação do perlage (bolhas) – ocorre na própria garrafa. No Charmat, ela acontece em enormes tanques autoclaves de aço inox, e também é conhecido por método natural”, detalha Abel.

Ana Maria de Carvalho Sá e Ângelo Sá.

Ana Maria de Carvalho Sá e Ângelo Sá.

Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi reconduzido para a vaga de Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE Bahia), pertencente à classe de Desembargador

Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior foi reconduzido para a vaga de Juiz Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE Bahia), pertencente à classe de Desembargador

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]