



Recursos alocados
Além de recursos alocados no orçamento para 2019, aprovado na câmara Municipal, de 1,2 bilhão, o prefeito Colbert Martins tem para o próximo ano R$ 250 milhões para investimentos na educação, vindos dos precatórios do Fundef, mais R$ 130 milhões fruto de empréstimos junto à Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
CIS extinto
O Centro Industrial do Subaé (CIS) de Feira de Santana será extinto pelo Governo do Estado a partir do pacote da reforma administrativa proposto pelo governador Rui Costa. O deputado estadual Zé Neto, líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia e deputado federal eleito, vem a público esclarecer que o CIS não terá suas funções extintas. “As atividades do CIS serão exercidas com um número menor de funcionários e um custo muito menor do que o atual formato, com a criação de uma diretoria, que funcionará na superintendência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), não havendo assim, nenhum prejuízo do ponto de vista prático”, explica Zé Neto.
Mulheres na 25
Sara Fadigas toca trompa. Ruth da Silva, sax soprano. Tamilly Maria, clarineta. Elas fizeram história por fazerem parte do primeiro grupo de mulheres na Filarmônica 25 de Março. Derrubaram um muro com150 anos de história, a idade do grupo feirense. São mais de dez adolescentes e jovens que, com talento e muita graça, mostram que estavam errados aqueles que levantavam a bandeira do preconceito. Os tempos são outros e elas aproveitam as oportunidades para mostrar que mulheres e homens se assemelham no quesito competência.
Transporte
Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Feira de Santana terá por 40 dias, a partir desta segunda-feira (17/12/2018), ônibus com nova tecnologia operando em fase experimental na linha 108-Conder/Terminal Central via Shopping Boulevard. O novo equipamento é resultado da parceria entre a empresa sueca Volvo (Grupo Gotemburgo) e a empresa Rosa Turismo para atender a Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Entre os estados em que a concessionária Rosa possui operações, como o Rio de Janeiro, Mato Grosso e São Paulo, a Bahia, em especial Feira de Santana, foi o município escolhido para a fase de testes e implementação do novo equipamento de transporte coletivo.
“Este veículo tem capacidade para embarcar confortavelmente até 100 pessoas, ou seja, 30% a mais de passageiros que os modelos de ônibus convencionais. Isso é fundamental para operar satisfatoriamente em horários de pico, a exemplo da linha Conder que possui alta demanda”, explica o secretário da pasta, Saulo Figueiredo.
Novos títulos
A Uefs Editora lança amanhã,18, dezesseis novos títulos que contemplam diversas áreas do conhecimento e representam parte do investimento na pesquisa da Instituição. O catálogo da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana passa a contabilizar 250 livros publicados, em que pese o cenário de crise econômica, o que demonstra a relevância que vem sendo dada à divulgação da produção científica e cultural. O evento está programado para às 16h, no hall do prédio da Reitoria no campus universitário.