Brasil é o 5° país no mundo em que a população apresenta maior ignorância sobre a própria realidade, revela pesquisa do instituto IPSOS

Pesquisa do instituto IPSOS aborda os ‘perigos da percepção’.

Pesquisa do instituto IPSOS aborda os ‘perigos da percepção’.

A população brasileira é 5° que mais desconhece a realidade de seu país. O dado é de pesquisa do instituto Ipsos e compara informações de 37 nações.

Para fazer o ranking, são feitas entrevistas em que é preciso responder informações sobre a realidade de seu próprio país. O questionário contêm indagações sobre o PIB, a idade da população, a porcentagem da população formada por imigrantes, entre outros itens.

As respostas são, então, comparadas com os indicadores reais. Quanto maior o descompasso entre as respostas e a realidade, mais o país sobe no ranking.

O Brasil ficou atrás apenas de Tailândia, México, Turquia e Malásia. Já os locais onde a população tem uma noção mais acertada da realidade são: Hong Kong, Nova Zelândia, Suécia, Hungria e Reino Unido.

Para conferir íntegra da pesquisa acesse: https://perils.ipsos.com/

*Com informações da Agência Sputnik Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).