Bloco de Oposição formaliza apoio a Nelson Leal para a presidência da ALBA

Parlamentares do Bloco de Oposição na ALBA declaram apoio à Nelson Leal para presidência.
Parlamentares do Bloco de Oposição na ALBA declaram apoio à Nelson Leal para presidência.
Parlamentares do Bloco de Oposição na ALBA declaram apoio à Nelson Leal para presidência.
Parlamentares do Bloco de Oposição na ALBA declaram apoio à Nelson Leal para presidência.

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) oficializou hoje (11/12/2018), durante reunião na sala da Liderança da Minoria, na Casa, o apoio ao deputado Nelson Leal (PP) para presidente do Poder Legislativo, na eleição que definirá os ocupantes da Mesa Diretora para o período de 2019-2021. Participaram da reunião, parlamentares que compõem a atual Bancada e aqueles que devem compor o grupo a partir do dia 1 de fevereiro de 2019.  Presente no encontro, Leal agradeceu a confiança e o apoio da Oposição.

Um dos responsáveis por conduzir as articulações entre a Bancada e o candidato, o deputado Sandro Régis (DEM), afirmou que o progressista foi aquele que mais reuniu condições para ser o líder do Parlamento a partir de 2019. Segundo o democrata, o grupo vai levantar as pautas que considera importantes para apresentar ao postulante.

“O deputado Nelson Leal recebe o apoio oficial da Oposição com uma conversa muito firme relacionada a um novo formato de administrar a Casa e sobre a necessidade de aproximar mais a Casa da sociedade. Foi o candidato que mais demonstrou preocupação em reservar e proteger os espaços constitucionais da Oposição”, justificou.

O deputado Tom Araújo (DEM), enfatizou as expectativas, em relação a nova presidência da Assembleia, principalmente com uma administração mais enxuta e que atenda as cobranças da sociedade. Tom destacou as boas relações construídas por Nelson Leal com os pares da Casa, além da posição clara referente ao fortalecimento e a independência do Legislativo e o respeito aos espaços da Oposição, como fatores que contribuíram para o acordo em torno do seu nome.

O democrata frisou o anseio do grupo para que o novo presidente ajude abrace a luta pelo cumprimento das emendas impositivas. “Esperamos que haja uma ação mais efetiva para que as emendas sejam respeitadas, conforme a lei, lembrando que as emendas não são para os deputados, mas existem em favor daqueles que confiam na atuação dos parlamentares”, ressaltou.

Deputados eleitos pela primeira vez ao Parlamento também participaram da reunião e reforçaram o a unidade e a motivação do grupo em torno da escolha do candidato. “Inicialmente todos os deputados colocaram entre os pontos importantes, o cumprimento do regimento interno, as emendas impositivas e a distribuição do espaço”, disse Capitão Aldén (PSL). A recém-eleita, Talita Oliveira (PSL), acrescentou que a Oposição tem uma voz na Assembleia e a sua participação será no sentido de cobrar melhorias. “O deputado Nelson está sendo aberto em ouvir as demandas. Vamos continuar esse diálogo para que todos sejam atendidos”, afirmou. Pastor Tom (Patriota) também endossou que o progressista mostrou ser no momento o nome mais adequado para representar o comando do Poder Legislativo Baiano.

Sobre Carlos Augusto 9449 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).