ALBA homenageia deputados e jornalistas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
ALBA homenageia deputados e jornalistas.
ALBA homenageia deputados e jornalistas.

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) homenageou, na tarde desta terça-feira (18/12/2018), os deputados e jornalistas destaques de 2018. A entrega das honrarias foi realizada em cerimônia no Saguão Nestor Duarte, anexo ao plenário, no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. Foram agraciados com o prêmio Destaque Parlamentar, o presidente da Casa, Angelo Coronel (PSD), seguido de Luciano Ribeiro (DEM), Adolfo Viana (PSDB), Hildécio Meireles (PSC) e Marcelo Nilo (PSB). Os dois últimos receberam também o Troféu Ruy Barbosa, entregue sempre ao fim de cada legislatura ao ganhador do maior número de troféus do quadriênio.

Realizada pelo Comitê Edson Alves de Imprensa, a tradicional premiação levou em conta o desempenho dos parlamentares e profissionais da mídia e incentivou o trabalho em prol da população baiana. Nos dois casos, o processo de escolha foi pelo voto secreto. Para mídia impressa, o eleito em 2018 foi o jornalista Levi Vasconcelos, que recebeu, das mãos do arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o troféu Quintino de Carvalho. Em rádio e TV, o vencedor foi Itamar Ribeiro, que fez jus ao troféu Wilson Menezes; entre os sites e blogs, houve empate entre Tasso Franco e Raul Monteiro, que receberam o Armando Lobracci.

Encerrando o ciclo de seis mandatos como deputado estadual e o período à frente da ALBA, Angelo Coronel agradeceu o reconhecimento em tom de despedida. Em 2019, o pessedista vai representar o povo baiano no Senado Federal.

“A ALBA é uma casa que eu aprendi a gostar. Já são 24 anos que convivo aqui. Praticamente metade da minha história vivi na Assembleia. Estamos chegando ao final de mais uma legislatura, com uma produtividade recorde nesta Casa. Vou ficar com saudade desses corredores e desses servidores. A Assembleia foi a minha segunda casa e por isso jamais a esquecerei”, disse Angelo Coronel, após ter recebido o prêmio das mãos da esposa, a primeira-dama e presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel.

Mais votado pela imprensa credenciada, o deputado Marcelo Nilo fez um retrospecto da vida pública. O parlamentar ressaltou o comprometimento com a Casa Legislativa ao longo de quase 30 anos. “O dia de hoje me fez lembrar que há 28 anos cheguei aqui nesta Assembleia. Eu sou o único deputado da Bahia que teve sete mandatos sempre com votação crescente. Foram dez anos na Presidência desta Casa e, antes de ser presidente, fui o parlamentar que mais discursou neste Legislativo. Tive muitas emoções aqui e acredito que nenhum deputado viveu tanto o Parlamento baiano como eu vivi”, disse.

Entre os escolhidos, o deputado Adolfo Viana aproveitou a oportunidade para homenagear os colegas de Parlamento, Luciano Ribeiro e Hildécio Meireles, que não obtiveram êxito nas eleições de 2018, e deixarão a Casa no próximo ano. “Eles são deputados diferenciados, talentosos e que muito contribuíram nessa legislatura. Tenho muito orgulho de ser amigo de vocês e de ter aprendido com vocês”, destacou.

Meireles, por sua vez, deu destaque à experiência do primeiro mandato como parlamentar. O legislador demonstrou gratidão aos servidores públicos e aos demais colegas. “A minha atividade como parlamentar me proporcionou grande aprendizado na minha vida, principalmente de lidar com o contraditório. A Assembleia Legislativa da Bahia é uma verdadeira escola. Posso dizer que tive o privilégio de ser deputado estadual e de ter o meu trabalho reconhecido pela imprensa e pelos colegas da Casa. Estou muito satisfeito com tudo isso e muito grato pela minha equipe que trabalhou duro nesses quatro anos de mandato”.

Luciano Ribeiro foi sucinto em seu discurso. O parlamentar relembrou bons momentos vividos na ALBA e deu ênfase ao empenho durante todo o mandato. “Nos últimos quatro anos aprendi muito a lidar com as diferenças. Saio da Assembleia Legislativa da Bahia com gratidão. De todos os colegas, levo lembranças boas do convívio desta Casa. Aqui pude mostrar a minha vontade de fazer uma Bahia melhor. Agradeço a todos os parlamentares e servidores”, pontuou.

Cobertura

Vencedor da categoria jornal impresso, o jornalista Levi Vasconcelos foi o primeiro homenageado do dia. Em discurso, ele agradeceu o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no jornal A Tarde, mas ressaltou a possibilidade de se renovar e ampliar o senso crítico ao realizar coberturas jornalísticas das atividades parlamentares.

“Aqui na Assembleia, nesta atividade de jornalista, você tem uma tripla vantagem para exercitar pontos de vistas. Você tem a oportunidade de ver tudo o que se passa nos quatro pontos da Bahia. Tudo deságua nesta Casa com os mais variados pontos de vista. Você passa a perceber os mesmos assuntos de diferentes direções. Você pode analisar essas coisas livre de interferências e pressões, podendo exercer o papel de levar informação confiável ao seu leitor. E essa escolha limpa, tanto de lá para cá, quanto de cá para lá, me deixa muito honrado com o reconhecimento dos nossos parlamentares”, ressaltou.

O jornalista Itamar Ribeiro, destaque na categoria rádio, desejou êxito aos deputados presentes no que tange a representação do povo em meio às decisões políticas. “Que a gente possa valorizar tudo aquilo que é produzido nesta Casa e comentar lá fora. Desejo aos parlamentares que trabalhem ainda mais em seus novos desafios na representação do povo, sobretudo, aqueles que vão para Brasília. Que vocês possam, cada vez mais, junto com seus pares, promover o que seja importante para a família brasileira”, destacou.

Quem também discursou foi Raul Monteiro, do site Política Livre. O jornalista, um dos vencedores no tópico blogs e sites, enfatizou a importância do prêmio. “Itamar e Levi já falaram a respeito do caráter da premiação, destacando, inclusive, como ela é revestida de seriedade e de importância para o relacionamento entre os políticos e os jornalistas. Fiquei muito feliz em ter sido escolhido para esta premiação”, afirmou.

O jornalista Tasso Franco, do site Bahia já, também foi um dos profissionais da imprensa escolhidos pelo trabalho desenvolvido em veículo de comunicação, mas por problemas de saúde não pode comparecer à cerimônia. Ele foi representado pelo procurador Graciliano Bonfim. “Quero dizer que o jornalista Tasso Franco, impossibilitado de comparecer a esta cerimônia, me incumbiu de representá-lo, o que para mim é uma honra. Ele pediu para agradecer aos senhores deputados, que o honraram com mais esse troféu”, explicou.

Homenagem Póstuma

A cerimônia de premiação para os destaques de 2018 foi marcada pela emoção. O jornalista Luís Augusto de Almeida Gomes foi homenageado, em memória, pela competência, conduta e trajetória profissional. Na oportunidade, uma placa foi entregue à filha dele, a também jornalista Aura Henrique Gomes. Os profissionais da imprensa, credenciados junto ao Comitê Edson Alves, reverenciam a memória do saudoso colega, falecido no dia 23 de setembro deste ano. Para Aura, o ato foi motivo de orgulho.

“Eu recebo essa homenagem para meu pai com muita gratidão e orgulho. Ele é o meu ídolo, foi meu mentor, meu professor e amigo. Além de saber que ele é merecedor, foi muito bom ver que tanta gente gosta dele. Ele era muito bom e ao mesmo tempo muito humilde. Ele viveu com bastante alegria, sempre contribuindo com os jornalistas mais jovens”, disse, emocionada da cerimônia, deputados, profissionais da imprensa, amigos e familiares dos destaques de 2018.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122986 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.